bolo de limão [& gengibre]

bolo_limao_gengibre

Fui buscar os ovos caipiras na fazenda e separei seis, porque queria fazer de novo esse bolo de fécula de batata italiano e colocar um pouco de limão na massa. Fui quebrando os ovos e separando as claras das gemas. Conselho que sempre segui—quebrar os ovos em cumbucas separadas, normalmente pra evitar que um ovo podre estrague toda a receita, mas aqui felizmente eu nunca achei um ovo podre, ainda mais esses caipiras que são coletados dois dias antes de eu trazê-los pra casa. Mas nesse dia não sei por que não usei a cumbuca e fui separando direto nos vasilhames. Os ovos frescos estavam tão molinhos, uma das gemas quebrou e escapuliu, caiu um tantão na vasilha das claras. NÃOOOOOOOOOO!!! Fui até na dabliudabliuweb procurar uma solução. Não tinha. As claras estavam arruinadas. O jeito foi arrumar outra receita com a mesma quantidade de ovos. Eu já tinha essa uma da MS engatilhada e foi a que fiz. Ficou um bolo bem gostoso, mas muito grande para duas pessoas. Acabou virando o acompanhamento do meu café da manhã por muitos dias, deu até pra enjoar.

Agora vou dizer uma coisa bem sincera e prática sobre o website da Martha Stewart: que lixo! Ela era uma referência pra mim dez anos atrás. Hoje fujo dela, da revista dela e principalmente do website dela. As receitas são boas, mas a revista [que eu assinava no iPad] perdeu a interatividade e o website está cada vez mais confuso, poluído, cheio de ruídos, você clica na receita e abre um banner gigante que cobre tudo, nota zero em UX/UI, ela deveria despedir todo o grupo que faz aquilo, peloamordedeus. Se tem um troço que me irrita é interface de website mal feita, atrapalhada e poluída, que não me deixa chegar eficientemente no que estou procurando. Que coisa irritante! GRRR!!!

1 xícara [2 tabletes de 113g] de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão
1/3 xícara de suco de limão fresco (a partir de 2 limões)
1/3 xícara de gengibre cristalizado picado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de açúcar granulado
6 ovos caipiras grandes
1 xícara de sour cream

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Unte uma forma bundt, com um buraco no meio, com manteiga e polvilhe com farinha. Em uma tigela média, misture a farinha de trigo, as raspas de limão, o gengibre picado, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média-alta até formar um creme, uns 4 a 5 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição; misture o suco de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha alternadamente com o sour cream, em 3 partes, começando e terminando com a mistura de farinha. Misture apenas até os ingredientes se incorporarem, não bata demais. Despeje a massa na forma preparada e bata firmemente numa superfície firme, para nivelar a massa e remover qualquer bolha de ar.
Leve ao forno e asse por 55 a 60 minutos. Remova do forno e deixe o bolo esfriar na forma por 30 minutos, depois desenforme sobre uma grade e deixe esfriar completamente. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

bolo_limao_gengibre2.JPG bolo_limao_gengibre2.JPG

4 comentários em “bolo de limão [& gengibre]”

  1. Falou e disse! Eu ainda recebo email notification, mas cada vez que tem alguma receita que me atrai eu caio na armadilha e me arrependo…
    e olha, nao e’ so’ ela nao – ate’ food bloggers estao com sites cada vez mais poluidos – voce click em algo e esses pop ups pavorosos te fazer subscribe to the site, answer polls, watch a short video… e’ altamente irritante.
    eu raramento volto a blogs que optam por esse tipo de enfoque
    R: tambem peguei desgosto, Sally… um beijo! :-*

  2. Também conheço esse truque da casca, e costuma funcionar super bem!
    Estou rindo até agora com o site da Martha Stewart…Realmente ficou muito ruim… Guardo os livros antigos dela com carinho…Eram bons! Beijos
    R: Monica, espero que nao haja uma “próxima vez”, mas vou guardar esse truque pra quando precisar. tambem fui muito fã dela, mas ta tudo demais de chato. um beijo! 🙂

  3. Oi Fernanda! Tudo bem? Que delícia esse bolo!
    Estou sempre por aqui repetindo as receitas deliciosas que você compartilha, e sonhando com os bolos de ruibarbo que não consigo fazer no Brasil… rsrs
    Se quiser dar uma olhadinha, compartilhei seu blog com as Vovós que lêem o meu, o Vovô Antenado. Está lá no artigo “Receitas e Milhões de Outras Coisas” =)
    Um abraço!
    R: oi Mariana! muito obrigada por compartilhar. vou olhar lá. super beijo! 🙂

  4. Olá! Tem jeito sim! Você pega uma metade da casca do ovo e vai recolhendo a gema. É muito curioso como parece que elas são “atraídas” pela casca. Eu faço isso sempre! Agora, se foi uma quantidade grande de gema, já não sei se daria…
    Um abraço,
    Samantha.
    R: obrigada pela dica Samantha, nao sabia disso! mas dessa vez foi mesmo muita gema nas claras, acho que nao tinha jeito. abs!

Deixe a sua pitada: