bolo de ruibarbo

rhubarb-cake

Os ruibarbos também estão dando as caras por aqui, embora eu ache que eles não são produtos extremamente locais, devem vir de áreas mais pro norte. Mesmo assim, quando vejo os talos pra vender não consigo resistir. Lá na lojinha da estrada vicinal comprei um monte deles e depois fiquei rodando a dábliu dábliu web tentando achar uma receita que me satisfizesse. Eu queria uma massa básica e os ruibarbos assados inteiros sobre ela. Achei essa receita no que me pareceu ser um “portal do ruibarbo”. Achei ela perfeita, exatamente como eu queria. Mas na hora de fazer fiquei muitíssimo desconfiada de que o bolo não iria dar certo, pois a massa era muito densa. Tive que usar uma espátula para espalhá-la na forma retangular. Dedos cruzados, a forma foi pro forno e quando finalmente servi, no lanche da tarde do domingo, tchandã—uau, que bolo gostoso! Às vezes vale muito a pena arriscar numa receita obscura, de um website estranho e antiquado, porque você pode ter encontrado uma jóia de família, uma daquelas receitas que passam de geração em geração, sempre dando bons resultados.

para o bolo
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga
1 ovo caipira
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de buttermilk ou sour cream [*usei sour cream]
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de ruibarbo cortado de comprido
para a cobertura
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada ralada

Bata bem o açúcar, a manteiga, o ovo e o sal até formar um creme. Adicione o sour cream [que foi o que usei], o fermento e o bicarbonato de sódio, a baunilha e a farinha de trigo. Espalhe a massa numa forma retangular bem untada com manteiga. Coloque os talos de ruibarbo sobre a massa e afunde um pouco, empurrando levemente com o dedo. Polvilhe com cobertura e leve para assar em forno pré-aquecido a 375ºF/200ºC por 35 minutos ou até que a massa esteja cozida e levemente dourada. Deixe esfriar completamente e sirva.

rhubarb rhubarb

Um comentário em “bolo de ruibarbo”

  1. Oie, Fer!
    Tenho muita vontade de comer ruibarbos e esta receita está parecendo apetitosa! Nunca pensei em doce (a não ser compota)…
    Bjs
    R: oi Neile! o ruibarbo fica muito bom em tortas tambem, misturado com outras frutas. bjo!

Deixe a sua pitada: