muffins de limão
[super limãozudos]

lemony_muffins1.jpg
Neste final de inverno teve uma rebordosa de limões e laranjas sendo doados nas premissas do meu trabalho e eu exagerei na quantidade de cítricos que peguei pra mim—sacolinhas e mais sacolinhas de limão siciliano, do maravilhoso limão Meyer, mais inúmeras variedades de laranjas e tangerinas. Daí faço dessas de levar gostosuras para dividir com os colegas e não só aliviar a minha consciência, mas também pra não ficar parecendo que sou uma total esganada. Pesquisei para encontrar um bolo de limão que me agradasse e escolhi essa receita de bolinhos, porque queria algo rápido pra fazer no domingo à noite. Numa das minhas clássicas atrapalhações na cozinha, esqueci de colocar um dos ingredientes: o óleo. Fiquei louca da vida, achando que ia dar tudo errado. Felizmente não deu. Os bolinhos cresceram e até que ficaram bem gostosos, só um pouco mais densos. No dia seguinte refiz a receita, prestando MUITA atenção pra não esquecer nada. Resolvi dividir a massa em uma forma de 24 mini muffins, ao invés da de 12, porque queria que rendesse mais e não queria dobrar a receita. Ela faz 12 muffins grandes ou 24 pequenos, que ficam bons de qualquer tamanho. Pra levar pr o trabalho achei os pequenos melhor. Abaixei um pouquinho a temperatura do forno para assar os menores, de 375°F para 365°F/185°C. Na primeira vez usei limões Meyer, na segunda o Siciliano. As sementes de gergelim são imprescindíveis, pois são um toque de gênio.
para os bolinhos
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de sementes de gergelim torradas
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
Raspas da casca de 3 limões grandes
1 e 1/4 xícara de leite
1/2 xícara de óleo vegetal
1 ovo caipira grande
1 colher de chá de extrato de baunilha
para o xarope de limão
1/2 xícara de suco de limão
1/2 xícara de açúcar
Pré-aqueça o forno a 375°F/200°C. Prepare uma forma de 12 muffins, untando com óleo ou forrando com forminhas de papel. Numa vasilha misture bem com um batedor de arame a farinha de trigo, o açúcar, as sementes de gergelim, o fermento em pó, o sal e as raspas de limão. Em uma tigela pequena bata o leite, o óleo, o ovo e a baunilha. Despeje os ingredientes molhados na vasilha com os ingredientes secos e incorpore bem usando uma colher de pau ou espátula. Dividir a massa entre as forminhas e leve para assar por 20 minutos.
Enquanto os bolinhos assam prepare a calda de limão. Misture bem o suco de limão e o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo até ferver. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Retire do fogo. Assim que tirar os muffins do forno, fazer buracos com um palito em cada muffin e usando uma colher despeje a calda quente com cuidado sobre eles. Deixe esfriar por pelo menos 10 minutos dentro da forma, para deixar o xarope ser absorvido. Desenforme e sirva. Esses muffins se mantém bem em temperatura ambiente por até 5 dias. Eles podem também ser congelados.

lemony_muffins2.jpg lemony_muffins2.jpg

2 comentários sobre “muffins de limão
[super limãozudos]”

  1. Fiz!!! Apesar de só ter visto que tinha pouco gergelim (cerca de 1/4 de xícara) e que meus limões cravo (que eu chamo de bugres) estavam meio murchos e não dava pra ralar a casca, no fim deu tudo muito certo. Achei umas cascas de limão taiti orgânico que eu tinha congelado há algumas semanas e cortei em pedacinhos minúsculos. Adoramos o resultado, muito saboroso. É bem diferente do outro bolinho que eu fiz outro dia, se vc quiser testar qualquer dia, está neste link: http://theprudenthomemaker.com/lemon-poppyseed-muffins
    Muito obrigada pela receita, vou fazer de novo com certeza 🙂 Bjs!
    R: adorei saber que deu certo e voce gostou Leticia! vou olhar esse outro bolinho. obrigada! beijo :-*

  2. Puxa, que coincidência! Fiz uns bolinhos desse tipo esta semana, só que na receita vai também bicarbonato de sódio e poppyseeds (sementes de papoula né?) em vez de gergelim. Como não tinha, fiz com sementinhas de chia, ficou muito bom, mas essa calda deve dar um toque especial. Vou tentar fazer, quem sabe pro café depois do almoço de Páscoa 🙂
    R: a calda é o must Leticia. se fizer me conta o que achou. 🙂

Deixe a sua pitada: