bolo invertido de laranja

upsidedown-orange2.jpg

Não, gente, não é uma miragem. Sim, gente, é MAIS UM BOLO DE LARANJA! Nesta época, quando laranjas abundam, não dá pra escapar delas. Gostei dessa receita da revista Bon Appetit por causa da adição do buttermilk. A receita original usava laranjas sanguíneas, mas eu usei laranjas comuns. Como assei numa forma um pouquinho menor, acabei com um pouco de massa extra e então preparei um bolinho quadrado num ramequin e levei de presente para o meu coleguinha de trabalho que fazia aniversário. O bolo grande nós inteiro! As fatias de laranja ficam tão molinhas, que dá pra comer até a casca.

1/3 de xícara de açúcar demerara [cristal]
2 laranjas fatiadas, as sementes removidas
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar comum
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 colher de chá de sal kosher
2 ovos caipiras grandes
1 gema de ovo grande
1 e 1/2 xícaras de buttermilk
3/4 de xícara de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de raspas da casca de uma laranja
2 colheres de sopa de suco de uma laranja

Preaqueça o forno a 350°F/176°C. Unte uma forma redonda grande de 25 cm com manteiga ou óleo. Espalhe o açúcar demerara uniformemente no fundo da forma. Coloque as fatias de laranja sobre o açúcar. Misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela grande. Adicione os ovos, a gema de ovo extra, a manteiga derretida, o buttermilk e as raspas e o suco de laranja. Misturem bem com uma espátula e despeje essa massa sobre as laranjas fatiadas na forma. Leve ao forno e asse por uns 35-40 minutos. Transfira para uma grade e deixe esfriar 5 minutos antes de inverter para uma travessa.

upsidedown-orange1.jpg upsidedown-orange1.jpg

2 comentários em “bolo invertido de laranja”

  1. O bolo foi consumido em tempo record! Uma das nossas alunas subiu as dez da manha para pegar um pedaco, nao tinha mais nadinha…
    muito muito gostoso
    agora fico pensando se vale a pena comprar uma forma redonda do tamanho certo – eu so’ tenho 9 inches (sempre e’ bom ter uma desculpa para umas comprinhas culinarias, e’ ou nao e’?)
    (vou te mandar uma foto por email)
    R: que maravilha, Sally!! adorei! Olha, eu acho que devemos ter de tudo, mesmo que nao seja pra usar sempre. nunca se sabe, né? tambem preciso comprar essa forma de 10 inches. beijao!

  2. Fiz hoje, Fer!
    comemos um pedacinho depois do jantar pra ver como ficou e amanha levo para o departamento
    usei blood oranges, ficou bem bonito e e’ muito muito gostoso…
    eu nao tinha uma forma grande – creio que 25 cm e’ quase 10 inches. Usei uma de 9 inches mas coloquei a massa toda – ficou bem alto e bonitao, gostei
    Tomara que o pessoal curta!
    beijos
    R: adorei saber Sally! espero que seja um arraso. beijo :-*

Deixe a sua pitada: