bolo de laranja vermelha
e azeite

bloodorange-cake1.jpg

bloodorange-cake2.jpg

Nesta época do ano no meu trabalho, vira e mexe aparecem caixas ou sacos de cítricos para serem distribuídos para os funcionários. Geralmente são colheitas dos centros de pesquisa, que normalmente estão instalados numa área de fazenda, com campos de produção, pomares, animais. Quando isso acontece eu perco toda a minha timidez e avanço nas frutas munida de uma sacolona, que tenho sempre à postos numa das gavetas do meu escritório. Nessa leva veio laranjas enormes, mexericas de vários tipos e laranjas vermelhas. Procurei uma receita e achei essa aqui perfeita. Adoro fazer bolos com azeite. E esse, com pedacinhos de laranja dentro, ficou lindo. O bolo desapareceu tão rápido, acho que só comi duas fatias. E ele pode ser feito com laranja comum, não precisa ser a vermelha. Mas com a vermelha fica um pouco mais especial.

3 laranjas vermelhas [ou de outro tipo]
1 xícara de açúcar
Buttermilk ou iogurte natural [*usei iogurte]
3 ovos caipiras grandes
1 e 3/4 de xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
2/3 xícara de azeite extra virgem

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Unte uma forma de pão com manteiga. Raspe a casca de 2 laranjas vermelhas e coloque em uma tigela com o açúcar. Usando os dedos misture bem as raspas e o açúcar. Reserve. Descasque duas laranjas removendo toda a casca e parte branca. Com uma faca afiada corte os segmentos das laranjas separando a polpa das suas membranas. Com as mãos, quebre os segmentos em pedaços pequenos. Reserve. Esprema o suco da laranja restante em um copo de medida. Deverá medir cerca de 1/4 de xícara. Adicione o buttermilk ou iogurte no suco até obter 2/3 xícara de líquido. Despeje essa mistura de suco e iogurte na tigela com o açúcar e misture bem. Junte os ovos e misture bem outra vez. Numa outra tigela misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal. Delicadamente misture os ingredientes secos no líquido. Usando uma espátula adicione o azeite, aos pouquinhos, e misturando. Junte os pedacinhos de laranja. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno. Asse o bolo por cerca de 55 minutos ou até que a superfície esteja dourada e a massa completamente cozida. Remova do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 5 minutos, desenforme e deixe esfriar completamente. Se quiser sirva com uma compota rápida de laranja, feita com fatias de laranja maceradas por alguns minutos em um pouco de mel.

2 comentários sobre “bolo de laranja vermelha
e azeite”

  1. Me diverti aqui com o seu lack of timidez, haha. Também adoro usar azeite e de vez em quando experiento óleo de abacate. Fica bom tbém. Bjos, Fer.
    R: Isabella, gostei da ideia do óleo de abacate. beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: