batata e nabo assados
[com harissa e laranja]

batata e nabo assados
Fiz essa receita no ano passado pra poder gastar um monte de nabos que chegavam sem parar na cesta orgânica. Tem uma época que é simplesmente insuportável, eu fico me rebolando pra fazer coisas diferentes com eles, porque mesmo sendo nabos, eles são alimementos e são orgânicos, não vou jogar fora. Fiz muitas saladas e pickles. E então o mágico Ottolenghi came to the rescue com essa boa ideia. Não vou mentir que fica a coisa mais maravilhosa do mundo, mas gasta os benditos nabos e nós comemos e até que gostamos.
1 quilo de nabos descascados e cortadas em cubinhos
500 gr de batatas descascadas e cortadas em cubinhos
1 cabeça de alho, dentes separados e descascados
1/2 colher de chá páprica doce
1 colher de chá de sementes de cominho
1 e 1/2 colher de sopa de harissa
Casca raspada de 1 laranja
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Folhas verdes para servir [agrião, alface, rúcula]
para o molho
2 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de suco de limão
2 colher de chá de sementes de erva-doce tostadas e levemente esmagadas
3 colheres de sopa de azeite
Aqueça o forno a 425ºF/ 220ºC. Leve uma panela grande de água salgada para ferver, adicione os nabos, as batatas e o alho, e deixe ferver por 6 minutos. Escorra, refresque com água fria e seque com um pano ou papel toalha.
Coloque os legumes pré-cozidos em uma assadeira grande e misture com a páprica, o cominho, a harissa, a casca de laranja, o azeite e um pouco de sal. Asse por 40 minutos, virando a cada 15 minutos ou mais, até que os legumes estejam cozidos e dourados. Retire e reserve por 10 minutos para esfriar um pouco.
Enquanto os legumes estiverem assando faça o molho. Coloque os sucos cítricos em uma tigela pequena com as sementes de erva-doce e um pouco de sal. Adicione o azeite e vá mexendo lentamente com um batedor de arame, até o molho ficar totalmente homogeneizado.
Na hora de servir, coloque uma cama de folhas verdes numa travessa grande—eu usei folhas de alface, que era o que eu tinha, coloque os legumes assados por cima, regue com o molho e sirva.

Deixe a sua pitada: