bolinho de lentilha & quinoa
[com molho de feno-grego]

lentilballs.jpg

Essa é uma daquelas receitas que depois que você prepara, fica se perguntando por que não aparecem mais ideias como essa na sua frente. Dá uma alegria imensa comer algo incrivelmente gostoso, criativo, feito sem nenhum ingrediente animal. Eu me sinto feliz a beça quando isso acontece. Não sou oficialmente vegetariana, nem vegana, mas consumir carne me deixa um pouco de baixo-astral. Nós adoramos esses bolinhos, só que eu achei que deu mais bolinhos do que deveria [minha mão rebelde provavelmente adicionou medidas maiores dos grãos e do tofu] e faltou um pouco de molho. Mas da próxima vez que eu fizer essa receita [essa vou refazer muito!] vou cuidar para que haja abundância de molho.

para os bolinhos:
1 xícara de lentilhas [tipo beluga/caviar] crua
1/2 colher de chá de sementes de erva-doce
1 xícara quinoa crua
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho picado
1/3 xícara de coentro picado
200 gr de tofu firme
1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva
para o molho:
6 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre fresco picado
1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 e 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 tomate grande cortado em cubos
1 colher de sopa de folhas secas de feno-grego
1 lata de leite de coco
1 colher de sopa de suco de limão tahiti
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta caiena
1/4 colher de chá de pimenta do reino

Numa panela coloque as lentilhas, as sementes de erva-doce e 3 xícaras de água e leve para ferver em fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos. Escorra bem as lentilhas e reserve. Numa outra panela colocar a quinoa bem lavada e 1 xícara de água e levar para ferver em fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos ou até toda água ser absorvida. Desligue o fogo e reserve.

Para fazer o molho refogue o alho e gengibre no azeite em uma panela até ficar dourado, mexendo sempre para evitar que queimem. Adicione a cúrcuma e refogue mais um minuto. Adicione o tomate picado e refogue até que os sucos tenha evaporado, cerca de 5 a 8 minutos. Adicione o leite de coco, as folhas de feno-grego, o suco de limão, o açúcar mascavo, sal, a pimenta caiena e do reino. Deixe ferver e desligue o fogo. Reserve.

Para fazer os bolinhos pré-aqueça o forno a 400°F/205°F. Em um processador de alimentos pulse a quinoa e metade das lentilhas até obter uma textura de areia grossa. Despeje tudo em uma tigela grande e adicione as lentilhas restantes, o coentro fresco picado, sal e alho picado e misture bem. No mesmo processador de alimentos coloque o tofu e 1 a 2 colheres de sopa de óleo. Pulse o tofu e o óleo até obter uma massa homogênea, raspando as laterais com uma espátula se for necessário. Adicione o tofu na mistura de lentilha e misture bem. Prepare uma assadeira forrada com papel vegetal. Amasse a mistura de lentilha com as mãos e forme os bolinhos Coloque os bolinhos na assadeira e leve no forno por 20 a 25 minutos. Aqueça o molho e coloque os bolinhos assados nele. Polvilhe com o coentro fresco picado e sirva imediatamente.

One thought on “bolinho de lentilha & quinoa
[com molho de feno-grego]”

Deixe a sua pitada: