bolo de abóbora
[com pecans e chocolate]

my pumpkin cake

my pumpkin cake

Uns dias antes do meu aniversário eu vi essa receita e achei o fino da bossa. Marquei pra fazer assim que desse. Foi então que caiu a minha ficha—eu faço bolo de aniversário pra todo mundo, por que não fazer um pra mim? E fiz. No dia comi fatias com o meu marido e no dia seguinte levei as sobras pra dividir com meus amigos e colegas no trabalho. Essa mistura de abóbora, especiarias e chocolate é incrivelmente auspiciosa. Tive uma comemoração ultra excepcional!

20 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada
1/4 de colher de chá de pimenta da Jamaica
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícaras de açúcar
3 ovos caipiras
1 e 1/2 xícaras de purê de abóbora [*assei uma butternut squash]
1 xícara de chips de chocolate meio amargo
1 xícara de nozes pecans picadas grosseiramente
2 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
300gr de chocolate amargo derretido e esfriado em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha

Aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Unte duas formas redondas de bolo com manteiga. Forre o fundo das formas com papel vegetal. Unte o papel com mais manteiga. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, a canela, o gengibre, a noz-moscada, a pimenta da Jamaica, o bicarbonato, o fermento e o sal. Usando uma batedeira, bata 8 colheres de sopa de manteiga e o açúcar juntos por cerca de 3 minutos, até ficar uma pasta clara. Acrescente os ovos, um de cada vez. Adicione o puré de abóbora. A mistura vai ficar ligeiramente coalhada, mas é assim mesmo. Colocar aos poucos a mistura de farinha e especiarias, mexer até os ingredientes secos se incorporarem completamente. Junte os chips de chocolate e as nozes pecans. Divida a massa entre as duas formas e leve ao forno. Asse por cerca de 35 minutos ou até os bolos estarem completamente cozidos no centro. Remova do forno e deixe esfriar durante 10 minutos, desenforme os bolos numa grade e deixe esfriar completamente.

Numa tigela grande misture as restantes 12 colheres de manteiga e o açúcar de confeiteiro. Misture em extrato de chocolate e baunilha e bata bem, até ficar um creme homogêneo. Coloque um bolo numa bandeja ou travessa com a parte lisa voltada para cima. Cubra com o creme de chocolate. Coloque o segundo bolo com o lado liso voltado para baixo. Cubra o bolo com o restante do creme de chocolate.

6 comentários sobre “bolo de abóbora
[com pecans e chocolate]”

  1. Bom, um feliz aniversario atrasado, mas antes tarde do que nunca, e’ ou nao e’?
    AMO bolo com especiarias e abobora, se colocar chocolate por cima entao a coisa fica perigosa….
    perfeito!
    (estou no mesmo estado no momento, Santa Monica, CA)
    R: obrigada Sally e bem-vinda a CA! beijo :-*

  2. Bom dia, sempre visito sua cozinha e tenho copiado algumas coisas suas e tudo tem sempre dado certo. Como procuro uma receita de bolo de abóbora fui logo lendo a sua, e fiquei triste, vai 20 c0lheres de manteiga? Muito gorda, será que houve problemas com a digitação? Creio que sim vc é tão comedida, alias aproveito para cumprimenta-la pelo seu aniversario, que vc tenha sempre tudo de bom nesta vida, um abraço carinhoso
    R: obrigada Eva! nessa receita sao 20 colheres mesmo––8 para o bolo e 12 para a cobertura/recheio. você pode fazer outra cobertura, sem manteiga. tem uma com chocolate derretido [1xic] e sour cream [1/2 xic] que fica muito boa! um beijo :-*

Deixe a sua pitada: