torta pudim de ruibarbo

rhubarb-torte.jpg

Quando fiz esse bolo, na verdade queria mesmo era fazer essa torta, que tinha guardado a receita, mas não lembrava onde. Sorvetada na testa pra mim. Mas no dia que caiu a ficha de que eu tinha feito a receita errada, fui comprar mais ruibarbo para fazer a receita inicialmente intencionada. A história dessa torta de ruibarbo é incrivelmente fofa e o resultado é realmente delicioso. Nós adoramos, uma mistura de torta com pudim simplesmente genial.

para o pudim:
2 ovos caipiras
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3/4 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3 xícaras de ruibarbo fresco cortado em pedacinhos
para a massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
7 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de manteiga gelada, cortada em cubos

Em uma tigela grande bata bem os ovos e o açúcar. Misture a farinha, o fermento e o sal. Adicione o ruibarbo e mexa até que comece a liberar seus sucos. Deixe descansar por 30 minutos.

Aqueça o forno a 350°F/ 176°C. No processador pulse a farinha e o açúcar. Junte a manteiga. Eu precisei adicionar uma colher de sopa de água fria. Pulse até formar uma massa. Pressione a massa com os dedos em uma forma grande retangular. Despeje o creme com os ruibarbos sobre a massa, leve ao forno pré-aquecido e asse por 30-45 minutos, até que a torta esteja levemente dourada. Remova do forno, deixe esfriar, corte em quadrados e sirva.

rhubarb-torte2.jpg rhubarb-torte2.jpg

Um comentário em “torta pudim de ruibarbo”

  1. Mas o que é ruibarbo? já vi várias receitas francesas com ruibarbo. Tem gosto do que? é acedo, doce? o que pode substituir?
    Abços Marisa
    R: Marisa, ruibarbo é uma planta, se consome apenas o talo. é bem acido. eu substituiria por abacaxi, ou morango. abs!

Deixe a sua pitada: