bolo de ricota & framboesa

ricota-framboesa

De vez em quando eu encontro receitas como esta que me deixam muito entusiasmada, pois junta tudo o que eu acho importante: criatividade nos ingredientes, simplicidade, facilidade e rapidez no preparo e frutas, muitas frutas! Esse bolo ficou delicioso e nem precisa usar framboesa frescas, pois as congeladas é que são as da hora. É um bolo que pode ser servido como protagonista de uma sobremesa, café da manhã ou chá da tarde.

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal kosher
3 ovos caipiras grandes
1 e 1/2 xícaras de ricota fresca
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
8 colheres de sopa1 de manteiga sem sal derretida
1 xícara de framboesas congeladas

Preaqueça o forno a 350°F/ 176°C. Forre uma forma redonda de bolo com papel vegetal e unte com manteiga ou óleo vegetal. Reserve. Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela grande. Numa outra tigela bata bem os ovos, a ricota e a baunilha. Junte os ingredientes secos e misture com uma espátula. Em seguida coloque a manteiga derretida, seguido de 3/4 de xícara das framboesas. Misture com cuidado para as framboesas não se quebrarem. Coloque a massa na forma preparada e espalhe o1/4 de xícara das framboesas restantes por cima. Leve o bolo ao forno pré-aquecido e até ficar dourado, cerca de 50-60 minutos. Remova o bolo do forno e deixe esfria por pelo menos 20 minutos antes de desenformar.

ricota-framboesa ricota-framboesa

Um comentário em “bolo de ricota & framboesa”

  1. Vai chover canivete!!!!!
    acho que pela primeira vez em ANOS E ANOS eu fiz uma receita antes de voce! 😉
    adorei esse bolo de ricota e foi o maior sucesso com a turma do departamento – e nao tive problemas para faze-lo, o que em caso de bolo e’ sempre uma boa noticia!
    R: e eu adorei saber disso!! \o/

Deixe a sua pitada: