bolo de ruibarbo & centeio

rhubarb cake

rhubarb cake

Não consigo não comprar os ruibarbos quando eles aparecem nos mercados, ultra garbosos com seus talos avermelhados. Tenho a impressão que ruibarbo é planta de lugar mais frio, então a produção aqui na Califórnia não é aquela maravilha. Mas eu aproveito mesmo assim, porque acho a textura dessa planta muito interessante. Tinha guardado uma receita muito extravagante para quando tivesse uns talos de ruibarbo e achei que fosse essa aqui. Fiz e depois percebi que não era! Fiz a receita errada, mas não teve problema, porque esse bolo ficou muito bom. Primeiro é preciso fazer uma compota com o ruibarbo. Gostei imensamente que leva vinho branco! E também gostei que pude usar farinha de centeio. São esses detalhes que fazem toda a diferença.

para a compota de ruibarbo:
1 quilo de ruibarbo [4 ou 5 caules grandes) picados em pedaços pequenos
1 xícara de açúcar turbinado [cristal]
1 xícara de vinho branco
Raspas da casca de uma laranja
1 xícara de passas brancas
para o bolo:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de centeio
1 colher de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 colher de chá de sal
12 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar turbinado [cristal]
1/3 xícara de açúcar mascavo
2 ovos caipiras grandes
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa

Suco de uma laranja, mais leite suficiente para completar 1 xícara total de líquido
Faça a compota. Combine todos os ingredientes da compota em uma panela robusta e deixe a mistura ferver em fogo médio. Cozinhe com a panela destampada por 15 minutos, mexendo sempre. Se a sua mistura começa a ficar seca, adicionar uma pequena quantidade de água. Na minha não precisou. Quando a compota estiver bem grossa, desligue o fogo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 350°F/ 176°C e unte uma forma redonda de bolo de 20 cm com manteiga. Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos: da farinha de trigo até o sal. Na batedeira equipada com a pá, bata a manteiga e os açúcares juntos até formar um creme. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Adicione o extrato de amêndoa e misture bem. Em velocidade baixa adicione 1/3 da mistura de farinha, bata bem, adicione metade do suco de laranja. Adicionar mais 1/3 da farinha, o restante do suco, em seguida a último parte da farinha. Misture apenas para incorporar. Usar uma espátula para transferir a massa para a forma untada. Com uma colher, colocar a compota de ruibarbo por cima da massa, fazendo uns movimentos de onda. Asse por 45-55 minutos ou até que o bolo fique dourado na parte superior e as bordas comecem a descolar dos lados da forma. Deixe o bolo esfriar na forma sobre uma grade. Desenforme num prato, deixe esfriar completamente antes de servir.

2 comentários em “bolo de ruibarbo & centeio”

  1. Linda compota! Este bolo devia estar uma delicia… Fiquei babando por aqui…
    Adoro ruibarbo!!! Na minha infância lembro de algumas tortas deliciosas feitas por minha avó ou por minha mãe com o ruibarbo da casa de alguma conhecida… Que com certeza trouxe de algum lugar distante!!! A alguns anos tentei de todas as formas plantar sementes que trouxe de viagem e mudas que consegui com produtores no interior de SP. Cheguei a ver as plantinhas crescerem até uns 20-25 cm… Depois não aguentavam qualquer calorzinho maior e morriam! Foi muito frustrante! Atualmente nem penso em plantar qualquer coisa que não suporte temperaturas senegalescas… Aqui em SLZ até a horta de temperos murcha em certos dias…rsrs
    Beijos
    R: eu imagino que ruibsrbo so vingue no sul, com temperaturas mais frias. mas temos outras coisas deliciosas pra compensar, ne? beijo!

  2. Parece delicioso. E esse barulhinho de cozimento da compota?
    Vamos ver se acho por aqui e a que $$$$ para fazer essa deliciosa receita. Bjs.
    R: talvez de pra substituir por outra fruta! me conta. beijo 🙂

Deixe a sua pitada: