bolo de cenoura & amêndoa

carrot cake

carrot cake

Se você curte os bolos de cenoura americanos, daqueles cheios de especiarias, vai adorar essa receita. Até eu que não sou super fã, adorei. Fica um bolo fino, mas bem denso e úmido. Eu preparei no sábado antes do dia das mães e levei o bolo pra casa do meu filho no dia seguinte. Acho que foi um presente pra ele, que devorou várias fatias e ficou com as sobras. Eu fiz como a receita recomenda, cobri bolo com plástico e deixei descansar para servir apenas no dia seguinte. Acho que vale a pena o longo tempo de espera!

1 e 1/2 xícaras de amêndoas torradas sem sal
1/4 de xícara de açúcar turbinado [cristal]
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada na hora
2 colheres de chá de raspas da casca de limão
4 ovos caipiras grandes
1/3 de xícara de açúcar branco orgânico
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de cenoura ralada finamente

Aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC graus e coloque a grade no centro do forno. Unte uma forma de fundo removível de 22 cm com manteiga e forre com papel vegetal. Unte o papel também. No processador de alimentos coloque as amêndoas e do açúcar turbinado. Pulse até que as amêndoas fiquem bem moídas. Adicione o fermento em pó, o sal, a canela, a noz-moscada e as raspas de limão e pulse novamente. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até até ficar um creme espesso. Adicione o açúcar orgânico e continue a bater até obter uma mistura bem espessa. Adicione a baunilha. Junte a mistura de amêndoas e as cenouras raladas bem fino em três adições alternadas, batendo em velocidade baixa. Coloque a massa na fôrma preparada. Coloque no forno e asse por uma hora até a que o bolo fique firme e dourado. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 10 minutos. Passe uma faca ao redor das bordas e desenforme cuidadosamente. Remova o papel vegetal da base do bolo. Coloque em uma travessa e deixe esfriar completamente. Embrulhe em plástico e deixe descansar até o dia seguinte.

carrot cake carrot cake

3 comentários em “bolo de cenoura & amêndoa”

  1. Já anotei o link dessa receita! Adoro e coleciono receitas de bolo de cenoura, exatamente desse tipo: úmido, com especiarias e com cenouras raladas (ralo grosso para ficar bem pedaçudo!). Pode continuar a fazer muitas variações sobre o tema… vou testar todas, ok?
    Beijos
    R: podexá! beijao! 🙂

  2. só escrevo para dizer que adoro seu blog. mal sei fritar um ovo, sou tradutora e, ultimamente, ando fazendo muito texto de cozinha. ao pesquisar, volto e meia venho dar no seu blog. agora me acostumei a ler, sem qualquer intenção de reproduzir qualquer receita. mas como se fosse um romance, um diário…virou um vício. é um gosto ler. siga, sempre. bjs ada
    R: Ada, muito obrigada por me dizer isso, porque alem de feliz , me deixa tambem motivada. um beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: