bolo invertido de ruibarbo

upsidedown-rhubarb-cake

Chega a primavera, chegam também os ruibarbos. Embora aqui eles cheguem discretamente, mesmo assim eu os encontro bem rapidinho. E daí fica difícil ignorar o fato de que eles estão nas redondezas, com seu sabor acido tão fabuloso. Justo num final de semana em que colhi dois baldes de morango, passei sem querer ao lado dos ruibarbos e—whooooooooosh—quando vi já tinha um monte deles na minha cesta. Deixei os morangos esperando e resgatei essa receita que eu tinha guardada nos meus e-alfarrábios. A farinha de trigo sarraceno que eu usei é da mais escura e não usei as sementes de papoula. O resto fiz tal e qual a receita e o bolo ficou muito bom. Sei que ruibarbo não é algo facilmente encontrável em algumas partes do planeta, então se não houver ruibarbo perto de você use a criatividade para substituir. Que tal abacaxi?

4 ou 5 talos de ruibarbo fresco
4 colheres de sopa de mel
2/3 xícara de água
1 e 1/2 cm de gengibre fresco ralado
1 vagem de baunilha, as sementes raspadas
2 xícaras de farinha de amêndoa
1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno
1 colher de chá de fermento em pó
2 ou 3 colheres de sopa de sementes de papoula [*omiti]
1/2 colher de chá de sal marinho
100 g de manteiga
1/2 xícara de mel ou maple syrup
Raspas da casca de 2 limões orgânicos
3 ovos caipiras, claras e gemas separadas
1 xícara de iogurte integral

Aqueça o forno a 350° F / 180° C. Apare os ruibarbos e corte em pedaços de 5 centímetros. Numa panela coloque os pedaços de ruibarbo, o mel, água, o gengibre e as sementes raspadas de uma vagem de baunilha e cozinhe em fogo médio baixo por 7-8 minutos, mexendo ocasionalmente até que o ruibarbo fique macio mas ainda intacto. Remova os ruibarbos delicadamente com uma pinça de cozinha, coloque num prato. Deixe o liquido que sobrar na panela engrossar em fogo baixo até formar um xarope. Desligue o fogo e reserve.

Numa tigela misture a farinha de amêndoa, farinha de trigo sarraceno, o fermento em pó, as sementes de papoula [se for usar] e o sal. Reserve. Na tigela da batedeira coloque a manteiga, o mel e as raspas de limão e bata até ficar cremoso. Acrescente as gemas e continue a bater por mais um minuto. Adicione a mistura de farinha. Numa outra tigela bata as claras até formar picos moles. Lentamente, adicione as claras de ovos batidas e o iogurte na mistura de amêndoas.

Forre o fundo de uma forma de fundo removível de 22 centímetros com papel vegetal. Arrange os ruibarbos cozidos no fundo da forma. Cubra cuidadosamente o ruibarbo com massa de bolo. Leve ao forno por cerca de 50-60 minutos. Remova do forno e deixe esfriar por pelo menos 30 minutos antes de desenformar numa travessa. Remova o papel. Regue com o xarope de ruibarbo reservado e sirva.

bolo ruibarbo bolo ruibarbo
bolo ruibarbo bolo ruibarbo

Deixe a sua pitada: