bolo de limão & amêndoas

bolo-limao-amendoas1.jpg

Minha amiga Kendra colocou a foto de um bolo no instagram e na legenda ela escreveu—usando os limões meyer da minha árvore. bolo de farinha de amêndoa e limão. essa receita usa 4 limões inteiros. é delicioso! Pedi a receita e ela colocou lá mesmo, coisa super simples. Fiz esse bolo três vezes. Da primeira nem deu tempo de tirar foto. Testei cada vez com um açúcar diferente, o comum, o demerara e o mascavo. De todos os jeitos ficou bom. Certamente dá pra fazer com outros tipos de limão ou mesmo com laranja ou tangerina. Fica um bolo bem fino, quase uma torta. Vai bastante farinha de amêndoa, que pode ser substituída por amêndoas moídas no processador. Achei que meus limões eram exageradamente grandes e 4 deles deu muito purê. Eu misturei o purê que sobrou com mel e comi com iogurte.

3 ou 4 limões Meyer [ou outro citrus] grandes
3 ovos caipiras grandes
1 xícara de açúcar
3 xícaras de farinha de amêndoas
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de limão
Lave os limões e coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Deixe ferver por 15 minutos. Coe os limões e deixe esfriar. Quando os limões estiverem completamente frios, corte ao meio dentro de uma vasilha e remova as sementes, se houverem. Coloque os limões e todo o sumo no processador de alimentos e pulse até opter um purê. Reserve.

Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 162ºC. Unte uma forma redonda de fundo removível de 22 cm com manteiga. Numa vasilha bata bem o açúcar com os ovos. Adicione o extrato de limão. Junte a farinha de amêndoa, o purê de limão e o fermento. Misture bem, despeje a massa na forma e leve ao forno por uns 50-60 minutos. Remova do forno, deixe esfriar, desenforme, polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser. Esse bolo se mantém muito bem por vários dias.

bolo-limao-amendoas.jpg bolo-limao-amendoas.jpg

6 comentários sobre “bolo de limão & amêndoas”

  1. Querida Fer, não vai manteiga no bolo?
    Amo bolos com nuts, o último q fiz foi de pistache, adaptado da rose bakery, que leva quilos de manteiga.
    bjs
    Cris
    R: Cris, nesse não vai manteiga. bjs,

  2. Fernanda, o purê é com casca e tudo? (exceto sementes)
    R: Caroline, sim, poe todo o limão cozido no processador, só coa a água do cozimento e tira as sementes.

  3. Nossa, que receita interessante, Fer!
    voce faz tanta coisa deliciosa, e saber que repetiu essa receita tres vezes significa que e’ maravilhosa!
    vai pro meu Pinterest….
    R: nós adoramos, Sally! 🙂

Deixe a sua pitada: