bolinhos toscanos de limão

bolinho limão

Essa foi mais uma das minhas investidas para gastar a tonelada de limões Meyer que eu acumulei durante o inverno. Procurei por uma receita diferente, porque acho que receitas de bolos ou bolinhos com limão geralmente seguem um certo padrão. Achei essa na revista Cooking Light e adorei que vai ricota na massa. Não sou muito inclinada a fazer esse tipo de bolinho, mas gostei muito do resultado.

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
3/4 xícara de ricota
1/2 xícara de água
1/4 xícara de azeite
1 colher de sopa de casca ralada de limão [*usei o Meyer]
2 colheres de sopa de suco de limão [*usei o Meyer]
1 ovo caipira grande levemente batido
2 colheres de sopa de açúcar turbinado

Pre-aqueça o forno a 375°F/190°C. Numa vasilha misture a farinha e os próximos três ingredientes [até de sal]; faça um buraco no centro. Numa outra vasilha combine ricota e próximos 5 ingredientes [até o ovo]. Adicione a mistura de ricota na mistura de farinha, mexendo delicadamente até formar uma massa úmida.

Coloque a massa em 12 forminhas de muffin untadas com óleo ou forradas com forminhas de papel. Polvilhe cada bolinho com açúcar turbinado e leve ao forno por uns 16 minutos ou até que a massa esteja cozida no centro. Remova do forno, deixe esfriar sobre uma grade, desenforme os bolinhos e sirva.

Deixe a sua pitada: