torta pudim de maçã

Torta pudim de maçã

No dia do super bowl, o final do campeonato de futebol norte-americano, chegou um e-mail do Food 52 dizendo—fique em casa neste domingo e cozinhe muito. A primeira foto na mensagem era a dessa receita. Que coisa mais linda! Então naquele domingo, enquanto o meu marido assistia ao interminável jogo trancado na sala de televisão para não ser incomodado pelos gatos, eu preparei essa torta-pudim deliciosa. Ela é praticamente uma massa de maçãs. Muito melhor que bolo, muito melhor que torta na minha opinião. Antes de servir o pudim acompanhado por xícaras de chá Earl Grey com leite, tirei essa foto horrorosa, que no final tornou-se o único registro da curta existência dessa receita fenomenal.

3 maçãs orgânicas médias
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos caipiras
1/3 xícara de açúcar
1 pitada de sal marinho fino
2 colheres de chá de extrato de baunilha
6 colheres de sopa de leite integral
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida e esfriada, mas ainda líquida
Açúcar de confeiteiro para decorar

Aqueça o forno a 400°F/205°C. Unte uma forma quadrada com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Descasque as maçãs. Se você tiver um mandoline corte as maçãs em fatias finas. As fatias devem ser finas, mas não transparente. Se você não tiver um mandoline corte o mais fino que puder com uma faca afiada [com cuidado!]. Em uma tigela misture a farinha e o fermento em pó. Em outra tigela maior, misture os ovos, açúcar e o sal e bata com um batedor de arame por alguns minutos, ou até que se o açúcar se dissolva. Em seguida misture a baunilha e depois o leite e a manteiga derretida. Adicione a farinha e misture até ficar uma massa homogênea. Com uma espátula misture delicadamente nas maçãs na massa, até todas as fatias ficarem revestidas. Coloque a massa na forma untada e alise o topo com uma espátula. Asse o bolo por 40 a 50 minutos ou até ele ficar dourado. Remover do forno, deixar esfriar, remover da forma, polvilhar com açúcar de confeiteiro, cortar em quadrados e servir.

7 comentários em “torta pudim de maçã”

  1. É só eu ficar um tempo sem passar por aqui para o quanto eu perdi. As fotos estão estonteantes, Fer. E esta receita realmente não vou poder deixar passar. Beijocas. :**
    R: beijos, Isa! :-*

  2. Fer, vim cá ver a receita de grão de bico para fazer esta semana e os meus olhos pararam neste bolo! Aqui tem um que deve ser do mesmo estilo, as maçãs em camadas muito pouca massa a intercalar. É delicioso 🙂
    Beijo grande e carolos nos gatonildos 😉
    R: Daniela parece bem similar. beijaooo! :-*

  3. Adorei a receita!Combinou com essa terça chuvosa fim do feriadão!Coloquei raspinhas de limão na massa e polvilhei canela !Na próxima vou tentar com maçãs verdes,adoro a acidez!Obrigada !😘
    R: adorei suas modificações! um beijo :-*

  4. Fer,
    Adoramos a receita, fácil e perfeita para um chá.
    As castanhas e uvas passas não abrilhantaram, nem prejudicaram o resultado final. Aqui são as maçãs que arrasam mesmo. Quem sabe a canela numa próxima vez…
    Fiz numa forma redonda e cortei em fatias triangulares, na falta da fôrma quadrada pequena.
    Beijos.
    R: adorei saber, Raquel! gosto muito das adaptações. um beijo! :-*

  5. Fer,
    Essa receita será executada hoje mesmo. Estou pensando em substituir o açucar de confeiteiro por castanhas do pará picadas e uvas passas, você acha que pega bem nessa receita?
    R: Raquel, me conta como ficou se fizer as modificacoes, acho que só a maçã é o suficiente, mas se vc nao quiser usar o açúcar, usa um pouquinho de nada de canela.

Deixe a sua pitada: