bolo [simples] de limão

bolo simples de limão
O que fazer quando se ganha uma quantidade razoável de limões meyer? Sai procurando por MAIS UMA receita de bolo de limão. E a Martha Stewart tem todas, incluindo essa que usa limões cozidos na massa. Eu adorei a ideia, porque pra mim, tudo que é feito com limão tem que ter um gosto acentuado de limão. Só as raspinhas não colam. Esse bolo desapareceu com uma rapidez incomparável—o Uriel comeu metade, o Gabriel comeu outra metade.
1 tablete de 113gr de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 limões cortado em fatias finas e sementes removidas [*usei o Meyer]
Uma pitada de sal grosso
1/4 xícara de suco de limão [*usei o Meyer]
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
1 xícara de açúcar
2 ovos caipiras grandes
1/2 xícara de buttermilk
1 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma redonda regular de bolo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Em uma panela média coloque as fatias de limão e cubra com 3 xícaras de água. Adicione a pitada de sal, tampe e leve ao fogo até ferver. Diminua o fogo e cozinhe os limões na panela parcialmente coberta, até eles ficarem bem tenros, uns15 minutos. Escorra os limões em uma peneira e transfira para o processador de alimentos, juntamente com suco de limão; processe até ficar homogêneo e reserve. Em uma tigela pequena misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de sal. Na batedeira, bata a manteiga na velocidade média por 2 minutos. Gradualmente adicione o açúcar e continue a bater até formar um creme bem claro e liso, por cerca de 3 a 4 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição. Com a batedeira em velocidade baixa, gradualmente adicione a mistura de farinha em três adições, alternando com duas adições do buttermilk. Juntar a baunilha e despejar tudo na mistura de limão. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por 35 a 40 minutos. Remova do forno, deixe esfriar um pouco. Retire o bolo da forma e deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

bolo simples de limão bolo simples de limão

3 comentários sobre “bolo [simples] de limão”

  1. Fer, hoje de manhã andei empoleirada na escada colhendo limões 🙂 Tenho que experimentar adaptar esta receita para ser sem glúten. Vamos ver se resulta.
    Bjs
    R: que delicia! com certeza voce fara adaptacoes adequadas. aproveite seus limões! ❤️ beijo!

  2. Muito obrigada por mais uma receita fabulosa. fiz esta manha para comermos na sobremesa do jantar. O sabor a limao e perfeito, a textura otima e deixa um gosto muito bom na boca. Para nos, e citando uma expressao da Fer, este bolo e “o fino da bossa”.
    Um abraco,
    Maria
    R: Maria, fiquei feliz em saber disso! e agradeço pelo gentil comentário. 😉 um beijo!

  3. Menina, eu vi essa receita hoje e fiquei me perguntando se isso de cozinhar os limões ia dar certo! Acho que com o taiti deve ficar muito amargo, né? Talvez tenha que testar com o siciliano, mesmo. Enfim, ficou lindo!
    R: Marina, realmente nao sei, mas usar um limão mais doce faz sentido. obrigada e beijo! :-*

Deixe a sua pitada: