pudim de tangerina

pudim-tangerina.jpg

O inverno traz sempre uma cornucópia de frutos cítricos e eu fico meio descontrolada, comprando tudo o que vejo pela frente. Sem falar nas desovas que acontecem frequentemente e eu nunca recuso. Estava procurando receitas para usar alguns dos sei lá quantos limões, laranjas, limas e tangerinas que abundam na minha cozinha quando vi este pudim no livro Seasonal Fruit Desserts da Deborah Madison. Usei os tangelos—um delicioso híbrido de tangerina e pomelo ou tangerina e grapefruit. Esta sobremesa fica bem delicada, mas com bastante sabor cítrico. Ela pode ser feita com outro tipo de tangerina ou laranja e até com uma mistura de laranjas e limões, tangerina, laranja e limões ou qualquer outra mistura de frutas cítricas ao gosto do freguês.

1 colher de chá de raspas da casca de tangerina
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho orgânico
2 xícaras de suco de tangerina
Uma pitada de sal
1 colher de chá de água de flor de laranjeira ou suco de limão yuzu
Mel ou néctar de agave a gosto
1 colher de sopa de manteiga

Misture as raspas de tangerina com o açúcar para impregnar o açúcar com os óleos aromáticos da fruta. Transfira o açúcar para uma panela, junte o amido de milho, o suco de tangerina e a pitada desal. Misture até o amido de milho dissolver. Leve a mistura ao fogo até ferver e cozinhe por uns minutos, mexendo sempre até dar uma engrossada. Cozinhe mais um minuto, desligue o fogo e misture a manteiga e água de flor de laranjeira ou suco de yuzu. Se achar necessário adoce com um pouco de mel ou néctar de agave. Divida entre copinhos ou taças e leve à geladeira até firmar, cerca de 2 horas. Pode servir com um pouco de creme de leite fresco batido, mas eu não fiz.

2 comentários sobre “pudim de tangerina”

  1. Obrigada Fer!
    Tangerinas eu encontro por aqui…! Nada de muita variedade e nem durante muito tempo… mas dá para matar a vontade e a saudade!
    Beijos
    R: pode fazer com outros citricos, Monica! um beijo.

Deixe a sua pitada: