abóbora assada com molho de
iogurte picante e coentro

butternutcilantro.jpg

Outra receita simples e deliciosa do livro Plenty More do Yotam Ottolenghi. Como sempre, a combinação dos diferentes sabores é genial. Eu fiz só metade da receita, mas as medidas abaixo são inteiras.

1 abóbora [butternut squash] grande
1 colher de chá de canela em pó
6 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 e 1/2 xícaras de coentro fresco [folhas e caules]
1 dente pequeno de alho esmagado
2 e 1/2 colheres de sopa de sementes de abóbora
1 xícara de iogurte grego
1 e 1/2 colher de chá de molho sriracha ou outro molho de pimenta

Pré-aqueça o forno a 425°F/ 220°C. Corte a abóbora ao meio longitudinalmente, remova as sementes e em seguida corte em fatias, não precisa remover a casca. Coloque a abóbora em uma tigela grande e polvilhe com a canela, 2 colheres de sopa de azeite, 3/4 colher de chá de sal e pimenta do reino. Misture bem e despeje numa assadeira forrada com papel vegetal.Leve ao forno por aproximadamente 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Num mini processador de alimentos coloque o coentro, alho, as 4 colheres de sopa restante de azeite e uma pitada generosa de sal. Pulse até formar uma pasta e reserve.

Reduza a temperatura do forno a 350°F/ 180° C. Espalhe as sementes de abóbora em uma assadeira e asse até elas ficarem crocantes, 6 a 8 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. *eu tostei na frigideira, pois acho mais fácil.

Misture bem o iogurte com o molho sriracha. Disponha as fatias de abóbora assada em uma travessa e regue que o molho de iogurte picante, a pasta de coentro por cima [pode misturar o molho de erva e molho de iogurte se quiser]. Salpique as sementes de abóbora por cima e sirva imediatamente.

2 comentários em “abóbora assada com molho de
iogurte picante e coentro”

  1. Olá Fernanda!
    Adoro seu site e suas receitas! Amo cozinhar e, além disso, ler suas histórias matam um pouquinho da minha saudade da Califórnia. Morei em Berkeley. Não por muuiittooo tempo, mas o suficiente para lembrar a cidade como “minha casa”.
    Fiz essa abóbora ontem e ficou incrível. Apenas troquei o molho de pimenta por um curry vindaloo e ficou muito muito bom!
    Bjs!
    R: Oi Daniela, que bom que este blog te traz boas lembranças. Berkeley é uma cidade super legal! adorei saber da sua ideia de usar o curry. um beijo!

  2. Refeições outonais são tão belas e deliciosas quanto as de verão 🙂 Esse livro deve ser lindo!
    E parabéns por 9 anos super preenchidos de muitos assuntos bons!
    R: obrigada querida Ameixinha! :-*

Deixe a sua pitada: