bolo de chocolate com sal

salted-chocolatecake.jpg

Esse foi um bolinho que fiz como sobremesa para um jantar italiano que ofereci para uns amigos espanhóis. Parece meio incoerente, mas essa sobremesa foi perfeita, servida com sorvete de baunilha, para encerrar um festim de macarronada com porpeta e vinho. A receita faz um bolo grande.

bolo:
1 xícara [2 tabletes de 113 gr cada] de manteiga sem sal cortada em pedaços
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal kosher
2 ovos caipiras grandes
1/2 xícara de buttermilk [*usei kefir]
1 colher de chá de essência de baunilha
cobertura:
1/4 xícara [meio tablete] de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de leite integral
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
1 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de pistachio torrado
1 colher de chá de sal marinho em flocos [como o Maldon]

Preaqueça o forno a 350°F/ 176ºC. Unte uma assadeira grande retangular [33 X 22 cm / 13 X 9 inch] com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa panela pequena coloque o cacau em pó, 1 xícara de manteiga e 1 xícara de água e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e reserve.

Misture o açúcar, o bicarbonato, o sal e 2 xícaras de farinha de trigo em uma tigela média. Faça um buraco no centro e adicione os ovos, o buttermilk [ou kefir] e baunilha. Vá misturando com um garfo, e incorpore gradualmente os ingredientes secos. Adicione a mistura de manteiga e cacau e bata até ficar uma massa homogênea. Coloque a massa na assadeira preparada e leve ao forno. Asse até que o bolo começa a se afastar das bordas da assadeira e um testador inserido no centro saia limpo, uns 35-40 minutos. Remover do forno.

Um pouco antes do bolo terminar de assar, aqueça a manteiga, o leite e o cacau em pó em uma panela média em fogo baixo mexendo ocasionalmente até a manteiga derreter e mistura ficar lisa [não deixe ferver]. Retire do fogo e misture o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Despeje essa calda sobre o bolo ainda quente espalhando com uma espátula. Cubra o bolo com os pistachios e salpique com o sal marinho. Sirva morno ou temperatura ambiente.

2 comentários sobre “bolo de chocolate com sal”

  1. Não há como não ficar com vontade de provar!
    Bolos de chocolate é como o bacalhau, há mil e uma receitas e todas de fazer água na boca. 🙂
    Um bj*
    R: é a mais pura verdade Susana! beijo :-*

  2. Eu digo pra mim mesma que não preciso testar mais uma receita de bolo de chocolate, mas aí você me aparece com essa receita… rsrs. Parece delicioso! =) =) =)
    R: acontece comigo tambem, Marina… 😉

Deixe a sua pitada: