nhoque de batata doce

nhoque-batatdoce.jpg

Estou tentando vencer meus medos e receios na cozinha, um passinho de cada vez. Comecei com o macarrão e desta vez foi o nhoque. Minha irmã me passou essa receita e eu adorei a ideia, mas tive um pouco de medo do resultado ficar uma droga. Acho que só fiz um nhoque bom uma vez, uns 30 anos atrás, quando num belo dia decidi preparar um nhoque de inhame que ficou uma delicia. Depois disso não acho que consegui fazer um nhoque ficar bom, todas as tentativas ficaram bem maromeno. O segredo é não encher a massa de farinha, pro nhoque não ficar pesado nem borrachudo. Desta vez fui acrescentando farinha bem devagarinho, só até dar pra enrolar. Fiz sem medidas super exatas, como minha irmã me passou. Desta vez deu certo e ficou muito bom!

3 batatas doces grandes
1 ovo caipira
Sal a gosto
Um pouquinho de noz moscada ralada na hora
Um pouquinho de canela em pó
Farinha de trigo o quanto baste [1 xícara mais ou menos]

Cozinhar as batatas numa panela com água. Depois de cozidas amassar com um garfo ou passar pelo espremedor e deixar esfriar. Acrescente o ovo batido, sal a gosto, noz moscada a gosto e canela a gosto, vá acrescentando farinha até o ponto que não grudar mais nas mãos. Enrole tiras finas corte em pedaços de mais ou menos um 1 cm, formando o nhoque. Coloque uma panela com bastante água e sal para ferver . Quando a água estiver fervendo vai colocando os nhoques na água—quando cozidos eles sobem para a superfície e devem ser retirados imediatamente com uma escumadeira. Coloque os nhoques cozidos numa travessa e sirva com molho de sua preferência—eu escolhi fazer esse de tomates super simples—e salpique com bastante queijo parmesão ralado.

4 thoughts on “nhoque de batata doce”

  1. Fer,
    Até casar, meu filho vegetariano comia semanalmente. Minha receita é equivalente a esta (já faço no olhômetro) Uso só a gema e asso as batatas doce.

    Outra coisa legal é passar no mandolin as batatas doce cruas (fationas compridas e fininhas). Colocá-las numa tigela com água gelada por 5 minutos, secar bem e distribuí-las na forma antiaderente e assar (forno pré-aquecido) por pouco tempo(no gás encanado), vai uns 7 minutos. Pá pum mesmo.

    Abração virtual,

    Dalva Maraci

    R: que dica excelente Dalva! muito obrigada! um beijo :-*

  2. Olha, essa da gema eu não conhecia. Acho que deve super funcionar para quem faz nhoque em pouca quantidade. Beijão saudoso ;***
    R: testarei isso em breve. saudades tambem Fê! beijo :-*

  3. Fer, aprendi que o segredo do nhoque é mesmo a pouca farinha. Ajuda escolher batatas mais farinhentas e cozinhar com casca ou assar, assim elas absorvem menos água e precisam de menos trigo para dar o ponto. Nunca fiz com batata doce, deve ter ficado bom demais ;***
    R: Fer, ótimas dicas, obrigada! tambem me falaram que se colocar só a gema do ovo, sem a clara, também ajuda. mas isso eu não testei ainda. beijo!

Deixe a sua pitada: