salada de abacate & laranja
[com vinagrete de jalapeño]

avocado orange jalapeno
É uma lástima que minhas fotos, tiradas um segundo antes da refeição ser servida, não captem os detalhes ultra deliciosos de pratos como o dessa salada. Vi a receita num link da revista Bon Appetit e fiz duas vezes, uma usando agrião e noutra uma alface crespa. O molho fica absolutamente incrível e todos ingredientes se combinam perfeitamente. O abacate precisa ser maduro e cremoso. Eu substituí a tangerina da receita original pela laranja cara-cara, que tem uma polpa avermelhada.
1/2 xícara de suco de laranja fresco
1 pimenta jalapeño
1 cebolinha finamente picada
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Sal Kosher e pimenta do reino moída na hora
1/4 xícara de azeite de oliva extra- virgem
2 abacates descascados cortados em pedaços
4 laranjas ou tangerinas descascadas e cortadas em gomos
6 xícaras de agrião [ou rúcula ou alface] sem os caules grossos
1/2 xícara de folhas de hortelã frescas
1/ 3 de xícara de queijo feta esfarelado [*omiti]
Cozinhe suco de laranja em uma panela pequena até o liquido reduzir a cerca de 2 colheres de sopa—uns 5 a 8 minutos. Deixe esfriar . Aqueça uma frigideira pequena em fogo médio-alto. Coloque o jalapeño, virando ocasionalmente , até que a casca fique toda carbonizada, cerca de 8 minutos [ou faça diretamente sobre a chama do gás]. Deixe esfriar, remova a pele e sementes e pique em pequenos pedacinhos.
Misture a cebolinha, o vinagre, o suco de laranja reduzido e o jalapeño em uma tigela média, tempere com sal e pimenta. Misture o azeite. Bater bem com um batedor de arame até ficar completamente emulsificado.
Numa saladeira coloque as folhas de agrião e hortelã, os abacates, as laranjas e tempere com o vinagrete. Salpique com queijo feta se quiser. E sirva.

3 comentários sobre “salada de abacate & laranja
[com vinagrete de jalapeño]”

  1. Olha eu aqui de volta! Fiz hoje! Adoramos… minha modificacao foi so’ de incluir vieiras sobre a salada, que virou um pouco mais substancial..
    achei o uso do suco da laranja concentrada e o fire-roasted jalapeno geniais!
    Se as fotos ficarem boas vai pro blog sem duvida!
    beijao, Fer
    R: Adorei saber, Sally! quero ver a sua versao no blog. beijo!

  2. Bom, essa salada vai estar no meu menu essa semana ou menu nome nao e’ Sally (bom, meu nome nao e’ Sally, mas deixa pra la)
    amei tudinho, e quase posso imaginar o gosto…. maravilha!

Deixe a sua pitada: