bolo de laranja & azeite
[com molho de laranja & azeite]

bolo de laranja e azeite

As laranjas estão abundantes e isso acaba sempre me levando a fazer compras exageradas. Quantas laranjas dois seres humanos conseguem comer por dia? Tenho usado laranjas como sobremesa, laranjas na salada e no domingo fiz um bolo de laranja para nosso lanchinho da noite. Adaptei essa receita que pedia blackberries. Achar berries no inverno a gente até acha, daquelas vindas de outros países ou cultivadas em estufas. Mas eu particularmente não acho nenhuma graça em comer fruta fora de estação pagando preços exorbitantes e depois comer algo com gosto de isopor [sem falar nas pegadas de carbono, lah-di-dah]. Então substituí as blackberries pelas laranjas e tchan dan, ficou muito bom! E é outro bolo com azeite para a minha coleção.

para o bolo:
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 xícaras de açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de sal kosher
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de azeite de oliva extra- virgem
1 xícara de leite integral
3 ovos caipiras grandes
2 colheres de sopa de raspas de laranja
1/4 xícara de licor Grand Marnier
para o molho de laranja:
2 xícaras de laranjas cortadas em cubos [*usei 2 laranjas]
1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
1e 1/2 colheres de chá de azeite de oliva extra- virgem
1/2 colher de chá de raspas de laranja

Pré-aqueça o forno a 350°F/ 176ºC . Unte uma forma de bolo retangular com azeite e forre o fundo com papel vegetal ou manteiga. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o fermento pó. Numa outra tigela misture o azeite, o leite, os ovos, as raspas de laranja e o licor Grand Marnier. Adicione a mistura liquida aos ingredientes secos e bata com um batedor de arame até combinar.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 1 hora, até que o bolo esteja bem cozido no centro. Transfira o bolo para uma grade e deixe esfriar por 30 minutos.
Em uma tigela misture as laranjas, o açúcar, o azeite e as raspas de laranja . Deixe repousar, mexendo uma ou duas vezes, por cerca de 30 minutos para a fruta liberar um pouco de suco. Corte o bolo em quadradinhos e sirva com o molho de laranja por cima.

4 comentários sobre “bolo de laranja & azeite
[com molho de laranja & azeite]”

  1. Olá, Fernanda! Obrigada pela resposta e pelos parabéns!
    Que espanto esse molho: como um pouquinho de azeite pode deixar a coisa tão especial?! Agora a vontade é um dia desses colocá-lo sobre panquecas ou waffles…
    Fiz um pão de ló de chocolate recheado com chantilly de laranja e despejei o molho por cima. E ficou ótimo. Só que o meu cuidado de não encharcar a massa deu o efeito inverso: o pão de ló ficou seco… Afinal o molho não é aguado, só molhadinho, e valia colocar um xarope de laranja na massa antes de despejar o molho por cima. Mas mesmo assim ficou bom, e o molho deu um frescor delicioso, difícil de encontrar em bolos de festa. Adorei.
    Beijos e obrigada!
    Carol
    R: que delicia Carol! muito obrigada por me contar tudo. um beijo! :-*

  2. Olá, Fernanda
    Seu blog é tão lindo…
    Será que você pode me ajudar?… Estou pensando num bolo pro aniversário da minha filha, amanhã. Já sapeei umas receitas mais tradicionais, mas a foto dessas laranjas me desviaram do caminho, rsss… Imagino que este bolo seja meio pesadinho para uma sobremesa de aniversário, não? Aí pensei em fazer um pão de ló recheado com um pouquinho de chantilly e despejar este molho de laranja sobre ele. Vou levar o bolo pronto a um restaurante, então não dá para servir o molho na hora. Você acha que ele vai encharcar demais a massa e virar uma grande meleca?…
    Obrigada!
    Carol
    R: oi Carol, não sou muito expert em bolos, mas acho que a laranja nao vai encharcar o bolo não. imagino que vai ficar bom. se fizer, depois me conta como ficou. e feliz aniversario pra sua filha! beijos :-*

Deixe a sua pitada: