lombo de porco assado
com leite e sálvia

porco-leite.jpg

Essa foi a primeira receita que vi assim que abri o novo livro da Alice Waters—The Art of Simple Food II. E foi a primeira que preparei. Essa não é uma receita inédita, nunca vista, mas foi a primeira vez que fiz e gostei imensamente do resultado. A carne fica muito macia, até eu que não sou a maior fanzoca da carne de porco achei muito gostoso. Servi com polenta, como a autora sugere. Fiz uma polenta taragna misturada com mascarpone que ficou bem cremosa e fez um par perfeito com a carne macia.

No dia anterior tempere mais ou menos 1 quilo de carne de lombo de porco com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloque num recipiente fechado na geladeira. Remova o lombo temperado da geladeira pelo memos uma hora antes de começar a preparar a receita. Coloque 2 colheres de sopa de azeite ou manteiga numa panela robusta. Frite o lombo dos dois lados e remova para um prato. Reserve. Na mesma panela adicione 1 colher de sopa de manteiga, 5 dentes de alho e 5 folhas grandes de sálvia fresca. Cozinhe por uns minutos até o alho ficar macio. Coloque o lombo já frito de volta na panela com o alho e sálvia e adicione 4 xícaras de leite integral e 2 tiras da casca de um limão removida [sem a parte branca] com uma faca afiada ou descascador de legumes. O leite deve cobrir apenas 2/3 do porco. Quando o leite começar a ferver abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por umas 2 horas. Cheque de vez em quando para ver se não precisa adicionar mai leite. Esse molho de leite vai coalhar, não entre em pânico! Quando a carne estiver pronta, remova da panela e deixe o molho reduzir mas um pouco. Corte o porco em fatias e siva com o molho por cima. Decore com folhas de sálvia se quiser.

simplefood2-1.jpg simplefood2-2.jpg simplefood2-3.jpg

6 thoughts on “lombo de porco assado
com leite e sálvia”

  1. Oi, Fer, a sua sugestão de colocar o alecrim no lugar da sálvia deu muito certo: ficou uma delícia! Aprovado.
    Feliz 2015! (Desculpe a demora em responder).
    R: Feliz 2015 pra voce tambem Luana! adorei saber que a substituição deu certo. beijo!

  2. gostaria de agradecer o glossário, pois trabalhando no ramo há muito tempo, dificilmente encontramos todas estas informações reunidas. Fico imensamente grato pela “mãozinha”…

  3. Oi, Fer, sempre acompanho seu blog e já fiz algumas receitas. Esta veio em boa hora… Mas gostaria de saber se você sugere uma outra opção para substituir a sálvia. Obrigada.
    R: oi Luana, acho que o alecrim ficaria bom nessa receita. se fizer me conta como ficou. 🙂

  4. Essa receita me trouxe lembrancas…. costumava fazer ha’ anos atras, com certa frequencia, depois esqueci dela e nunca mais fiz
    algumas vezes eu cheguei a colocar o molho no food processor quando coalhou demais, so’ por motivos esteticos, mas o seu parece que ficou perfeito sem necessidade de mais nada
    vou ter que colocar essa na minha lista…

Deixe a sua pitada: