salada de vagem & pimentão

salada-vagempimentao.jpg

Acho que causarei surpresa [ou não] dizendo que ainda não larguei mão do livro Jerusalem do Ottolenghi e Tamimi. Ele continua na minha cozinha e eu continuo fazendo receitas, como a dessa salada. Mais uma vez o resultado foi extraordinário. O azeite aromatizado pelo alho, alcaparras e sementes mais o sabor de anis do estragão fresco são o toque de midas dessa salada. As vagens precisam estar al dente, meio crocante. Essa receita será repetida muitas vezes na minha cozinha.

400 gr de vagem verde
2 pimentões amarelos [ou vermelhos] cortados em tiras
4 colher de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho cortado em fatias finas
1 colher de sopa de alcaparras pequenas, drenadas e secas com papel
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de coentro
1/2 xícara de folhinhas de estragão fresco e ciboulette [chives] picada
Raspas da casca de 1 limão
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Pré-aqueça o forno a 450°F/ 230ºC. Leve uma panela grande de água para ferver e adicione as vagens. Cozinhe por alguns minutos e escorra para uma vasilha. Reserve.

Misture as tiras de pimentão com uma colher de sopa de azeite e espalhe sobre uma assadeira. Asse por 5 minutos. Retire do forno e adicione à tigela com as vagens cozidas.

Aqueça as 3 colheres de sopa de azeite restantes em uma panela pequena em fogo médio. Adicione o alho, mexa e deixe fritar por uns segundos. Adicione rapidamente as alcaparras, as sementes de cominho e coentro. Não deixe o alho queimar, mexa com freqüência. Retire do fogo e jogue esse azeite com alho sobre as vagens e pimentões. Misture delicadamente e adicione as folhinhas de estragão e a ciboulette picada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva.

3 comentários sobre “salada de vagem & pimentão”

  1. Fer, o que é essa salada?!
    Mesmo faltando alguns dos ingredientes fiz pro nosso jantar e não conseguia acreditar de como ficou maravilhosa!
    Super obrigada!
    Bjinhos

  2. Oi Fer, que bom que vc está usando tanto o livro.É tão bom quando isto acontece. Infelizmente já comprei livros que no final faço meia dúzia de receitas no máximo e o livro fica lá empacado, olhando pra mim da estante.
    Abraços!
    R: Valéria esse livro é uma das exceções, porque a maioria pra mim também é assim. muitos eu só olho, não faço receita nenhuma. bjo!

  3. Por sua causa comprei dois livros dele. Esse Jerusalem e o Plenty vibrant recipes from London’s…Ambos são maravilhosos!!!!
    R: que bom, Beth! aproveite muito esses livros. beijo! :-*

Deixe a sua pitada: