Helbeh — bolo de feno-grego

fenugreek-cake.jpg

Essa foi a primeira receita doce que fiz do livro Jerusalem do Ottolenghi e Tamimi. Me empolguei com os ingredientes, especialmente com o fenugreek [feno-grego] que eu tinha comprado por curiosidade e nunca tinha usado. Essas sementinhas têm um aroma parecido com o curry. O único porém desse bolo é que ele tem que ser feito com um dia de antecedência para dar tempo da massa absorver bem o xarope. Então tenham muita calma, preparem e aguardem o tempo necessário pois valerá a pena.

para o bolo:
3 xícaras de farinha de bsemolina fina
2/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de pinoles picados grosseiramente
1/3 xícara de azeite de oliva
1/3 xícara de oleo de girassol [ou outro vegetal]
2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1 e 1/2 colheres de chá de sementes de feno-grego
2 e 1/2 xícaras de água
1 e 1/2 colheres de chá fermento biológico para pão de rápido crescimento
1/2 colher de chá de fermento quimico em pó
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de amêndoas inteiras sem pele
para o xarope:
1 e 1/2 xícaras de açúcar
6 e 1/2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de suco de limão
1 e 1/ 2 colheres de sopa de água de rosas
1 e 1/2 colheres de sopa de água de flor de laranja

Misture a semolina, a farinha de trigo e os pinoles em uma tigela grande. Junte os óleos e a manteiga, misture bem e reserve.
Coloque as sementes de feno-grego e a água para ferver em uma panela média em fogo alto. Reduza o fogo e cozinhe por 25 minutos ou até que as sementes fiquem inchadas e macias. Escorra o feno-grego reservando a água do cozimento. Adicionar as sementes à mistura de semolina. Adicione o fermento biológico, o fermento químico e o sal.

Meça 3/4 de xícara de água quente onde cozinhou o feno-grego. Lentamente adicione o líquido na mistura de semolina Sove a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até ela ficar completamente lisa.

Unte uma forma 22 cm com manteiga e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Coloque a massa na assadeira e pressione bem até cobrir o fundo e ficar bem nivelado e liso. Usando uma faca marcar a superfície do bolo com uma série de linhas em ângulos de 45 graus, formando um padrão de diamante. Inserir uma amêndoa no centro de cada diamante. Cubra com uma toalha úmida limpa e deixe crescer em local aquecido por 1 hora. Cerca de 20 minutos antes do tempo da massa estar crescida, pré-aqueça o forno a 425º/ 220ºCF. Asse o bolo na grade inferior do forno por 20 minutos. Abaixe o fogo para 400ºF/ 205ºC e asse por mais 20 minutos ou que ele esteja totalmente dourado e cozido no centro.

Enquanto o bolo assa preparar o xarope. Misture o açúcar e a água numa panela pequena. Leve a mistura ao fogo até ferver e adicione o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo por 4 minutos e retire do fogo. Deixe a mistura esfriar um pouco e em seguida, adicione as águas de rosa e da flor de laranjeira. Quando o bolo estiver assado retire do forno e regue imediatamente com a calda. Deixe o bolo esfriar completamente na assadeira. Cubra bem com papel alumínio ou filme plástico. Sirva no dia seguinte.

Um comentário em “Helbeh — bolo de feno-grego”

  1. Fer, tenho sempre a mão um moedor com sementes de coentro, cominho e feno grego, já torradas, e uso direto. Vai bem com grão de bico e azeite, no quibe de abóbora, no falafel, em feijões cosidos… Agora,feno grego em doce, nunca usei; esse livro realmente é brilhante! Obrigada por mais essa dica! Bj
    R: Sabrina, gostei imensamente dessa dica do moedor. obrigada! beijo :-*

Deixe a sua pitada: