bolo de azeite & nectarina

bolo-azeite-nectarina.jpg
Vou mudar um pouco o assunto das saladas, para contar desse outro bolo com azeite que fiz de último minuto e que arrasou Péris em Chammas. Quando um bolo desaparece numa piscada é porque fez sucesso, né? A receita é da Martha Helena. Eu adicionei a nectarina por minha própria conta, numa manobra bem auspiciosa que deixou o bolo mais bonito e mais gostoso.
1/2 xícara de azeite extra-virgem
2 ovos caipiras grandes
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinho branco seco
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de cornmeal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 nectarinas grandes cortadas em fatias diagonais
Pré-aqueça o forno a 375ºF/ 200ºC. Unte com azeite uma forma redonda e forre o fundo com papel vegetal ou papel manteiga, pincele o papel com azeite. Reserve
Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos, 1 xícara de açúcar e o vinho até ficar uma massa homogênea. Adicione a farinha, o cornmeal, o fermento em pó, e o sal e misture delicadamente para combinar.
Despeje a massa na assadeira e coloque as fatias de nectarina por cima afundando levemente com o dedo. Asse até que o bolo fique levemente dourado e cozido no meio, de 35 a 40 minutos.
Deixe esfriar na forma por uns 20 minutos. Passe uma faca ao redor da borda do bolo, inverta com cuidado sobre um prato e retire o papel manteiga. Reinverta bolo sobre uma grade para esfriar completamente. Coloque novamente num prato ou travessa e sirva.

4 comentários sobre “bolo de azeite & nectarina”

  1. Fer, tudo bom? Delicia este bolo…acho que vou fazer hoje a noite. Tô na fase de “já que vou engordar mesmo, que seja com estilo!”
    abraços
    R: Wair, com estilo e prazer! um beijo! 🙂

  2. Oi Fer. Menina, este bolo me deixou com água na boca. AMO bolos com frutas. Vou fazer.
    Abraços!
    R: Valeria, esse vale a pena mesmo! abs!

Deixe a sua pitada: