bolinhos de damasco fresco

bolinhos-damasco.jpg

Acho que neste momento não tenho mais nenhuma assinatura de revista impressa. Todas as que assino hoje [e são muitas!] estão no formato eletrônico para iPad. Mas isso não quer dizer que eu estou conseguindo ser mais eficiente na leitura. Muito pelo contrário. Continuo a mesma lesma-lerda lendo revistas com meses de atraso. Numa Bon Appetit de não sei quando, fiquei encantada com uma reportagem sobre um picnic e marquei absolutamente todas as receitas. Uma delas era a desses bolinhos. Sorte a minha que ainda achei damascos frescos para comprar no Farmers Market. Mas se não tivesse achado teria feito com pêssegos ou nectarinas.

1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal kosher
6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xícara de açúcar
1 ovo grande
1 colher de chá de raspas de casca de limão [*usei o verde, tahiti]
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 xícara de leite integral
4 damascos cortados em fatias
2 colheres de sopa de açúcar demerara

Pré-aqueça o forno a 350°F/ 176ºC. Unte doze forminhas de muffins com manteiga. Reserve. Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, por cerca de 2 minutos. Adicione o ovo, as raspas de limão e a baunilha e bata para misturar bem. Com a batedeira em velocidade baixa acrescente os ingredientes secos em três adições, alternadamente com o leite, começando e terminando com os ingredientes secos. Divida a massa entre as forminhas [encha apenas 1/3]. Coloque duas fatias de damasco sobre a massa e polvilhe com o açúcar demerara. Leve ao forno e asse até que os bolinhos estejam dourados, cerca de 20-25 minutos. Remover do forno, deixar esfriar e desenformar.

2 comentários em “bolinhos de damasco fresco”

  1. Hola Fer! Pregunta: puedo sustituir la azúcar demerara por mascavado -así se escribe en español-?
    Un abrazo! y ya sabes que me encanta tu blog!
    A
    R: Andrea, pode nao colocar nenhum açucar tambem. o demerara é melhor. beijo! 🙂

  2. Esse blog realmente me encanta e me inspira… só mesmo ele me faz sair de casa em busca de ingredientes pra fazer o dito cujo bolinho de damasco no frio danado que está fazendo no sul do Brasil… Fezoca meu carinho é todo teu minha linda… parabéns pelo blog.
    R: Élen, muito obrigada! 🙂 espero que os bolinhos tenham ficado bons.

Deixe a sua pitada: