torta de cerejas frescas

torta-cereja.jpg

Nem sei como cheguei nesta receita no website da Martha Helena. Mas cheguei e parei. Porque adoro tortas de frutas frescas neste estilo e porque as cerejas locais já chegaram e estão abundantes. Eu como cerejas só nesta época do ano, por isso não deixo escapar nenhuma oportunidade de comprar todas as variedades disponíveis dessa frutinha. Para fazer a torta usei umas cerejas escuras que estavam bem doces com um toque ácido—simplesmente perfeitas. Troquei o açúcar do creme por mel de lavanda e acho que tomei a decisão certa. Essa torta ficou “o fino da bossa’.

para a massa:
9 biscoitos doces [tipo graham crackers ou maizena]
2 colheres de sopa de açúcar [*omiti]
6 colheres de sopa de manteiga sem sal e derretida

para o creme:
170 gr de cream cheese em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de açúcar [*troquei por mel de lavanda]
450gr de cerejas frescas sem caroço e cortadas ao meio

Pré-aqueça o forno a 350º/ 176ºC. Em um processador de alimentos pulse os biscoitos e 2 colheres de açúcar até ficar moído bem fino [*eu omiti o açúcar]. Adicione a manteiga e processe outra vez. Transfira a mistura para uma forma sw torta de 22cm com fundo removível. Utilizando a base de um copo de medida, pressione com firmeza a mistura no fundo e nos lados da forma. Asse até dourar por 10 a 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Na batedeira em velocidade média, bata o cream cheese, a baunilha e 1/4 de xícara de açúcar [*usei mel de lavanda] até formar um creme. Aos poucos, adicione o creme de leite e bata até formar picos moles. Despeje esse creme sobre a massa já totalmente fria. Espalhe as metades das cerejas sobre o creme. Leve à geladeira para gelar por pelo menos 30 minutos antes de servir.

3 comentários sobre “torta de cerejas frescas”

  1. Fer, voltei! Fiz a receita mas não tinha cream cheese e substitui por iogurte grego natural. Ficou muuuito bom!! Obrigada pela receita! beijocas*
    R: gostei de saber dessa substituição auspiciosa Fernanda. beijos :-*

  2. Oi Fer, além de ser o fino da bossa ficou linda. Adoro o site da Martha; na sua torta só faltaram as frutinhas azuis pra ficar igual aquelas tortas de 4 de julho(rrsss)
    Beijos!
    R: prometo fazer uma com as cores da bandeira em julho! 😉 beijo

  3. Fer, quando vc fala “fino da bossa” eu quero ir correndo experimentar a receita! Também vou omitir o açucar da massa, nem precisa né? Já tinha visto essa tua foto no Instagram e estava desejando. Obrigada! Beijo*
    R : depois me conta, como ficou Fernanda. um beijo! 😉

Deixe a sua pitada: