mousse de queijo cremoso
com frutas silvestres

mousse-queijo.jpg
Tirei da estante o volume Seasonal Fruit Desserts da Deborah Madison para procurar uma ideia de soibremesa para fazer no almoço de Memorial Day. Esse livro tem receitas super diferentes e criativas usando frutas da estação. E agora é a hora dos damascos, cerejas e berries em geral. Achei várias ideias e coloquei essa em pratica. Um mousse com apenas alguns ingredientes da melhor qualidade e tchan dan—a cara do meu filho devorando a porção dele e fazendo comentários elogiosos sumariza tudo. Simplicidade, elegância e deliciosidade, exatamente como eu gosto.
1 pacote de 225 gr [8 ounces] de cream cheese
1 xícara de iogurte natural
3 colheres de sopa de açúcar demerara
1 fava de baunilha [ou 1 colher chá de extrato]
1/2 xícara de creme de leite fresco
Coloque o cream cheese e o iogurte no processador, adicione o açúcar e pulse bem até ficar um creme. Corte a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque as sementes na mistura de queijo [e guarde a fava na lata de açúcar] Processe mais um pouco e adicione o creme de leite. Teste se o açúcar está a seu gosto. Coloque a mistura numa peneira forrada com um paninho [pode ser o de fazer queijo], coloque a peneira sobre uma vasilha grande, cubra a mistura com as bordas do pano e leve à geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. Antes de servir remova o creme da peneira e coloque em taças ou numa vasilha grande, como quiser. Sirva com frutas frescas. Eu escolhi servir com as blackberries.

3 comentários sobre “mousse de queijo cremoso
com frutas silvestres”

  1. Gente, que blog lindo!!!! Sou meio inexperiente na cozinha, estou começando a arriscar as primeiras pitadas e adoooooro refeiçoes elegantes. Vejo varias receitas lindas de morrer, uma hora ganho segurança para prepara-las…no Brasil os ingredientes nao sao faceis de se encontrar, isso desanima um pouco, mas posso fazer substituiçoes que funcionam. Com relaçao ao soro do leite, ele pode ser usado para fazer a lactofermentaçao dos graos, é bem util, aprendi no blog da pat feldman. Parabens pelas fotos, pela criatividade, elegancia e bom gosto!
    R: muito obrigada, Vanessa! e adorei a dica da Pat. beijo :-*

  2. Fer, que delícia de sobremesa, muito bacana! Acredito que o teu filhote vai sentir muita falta dessas delícias nos próximos tempos 🙁
    Beijos*
    P.S.: Você faz alguma coisa ou sabe o que se faz com esse soro que sai da mistura? É que várias vezes eu faço queijo em casa (tipo uma ricota) e nunca sei o que fazer com o soro do leite.
    R: Fernanda, acho que esse soro pode ser usado em sopas, massas, etc, no lugar da água. mas nessa receita o soro que sai é o equivalente a uma colher de sopa, bem pouco. beijo!

Deixe a sua pitada: