frango com chipotle

frango-chipotle.jpg

Peguei o hábito de ver os vídeos disponibilizados no website da finada revista Everyday Food, que agora ficou mais ilustrado com a as receitas práticas da editora Sarah Carey. Ela às vezes exagera um pouco nos maneirismos, mas eu finjo que não vejo essas chaticezinhas e me concentro nas ideias. E neste video ela mostra uma ideia bem simples, apenas o frango cozido num molho tomatudo e apimentado. Eu nunca tinha usado essas pimentas chipotles no molho adobo que por aqui se compra pronto em qualquer supermercado. A pimenta chipotle é a jalapeño defumada e tem um sabor bem intenso. O molho adobo é uma marinada com páprica e outros temperos. Servi esse frango com um arroz basmati integral californiano.

4 peitos de frango caipira desossados cortados ao meio [*usei sobrecoxas]
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola média cortada em fatias finas
4 dentes de alho picados
1 e 1/2 colheres de chá de cominho em pó
1 pimenta chipotle em molho de adobo picada
1 lata grande de tomates inteiros picados com a tesoura

Tempere o frango com sal e pimenta. Em um panela robusta aqueça o óleo em fogo médio-alto. Frite o frango, em partes se necessário, até dourar por cerca de 7 minutos. Transfira para um prato e reserve. Reduza o fogo para médio. Adicione a cebola e refogue até que fique macia e translúcida, por cerca de 5 minutos. Adicione 2 colheres de sopa de água. Adicione então o alho, cominho e pimenta chipotle e cozinhe até que o alho esteja macio e perfumado, por cerca de 2 minutos. Adicione os tomates, tempere com sal e deixe cozinhar por 5 minutos. Retorne os pedaços de frango para a panela; deixe ferver, tampe e cozinhe até que o frango esteja totalmente cozido, por mais uns 15 minutos. Sirva acompanhado por arroz.

chipotle_01.jpg chipotle_01.jpg
pimenta chipotle no molho adobo

5 comentários em “frango com chipotle”

  1. Concordo em genero, numero e grau com o lance dos “maneirismos” dela. Eu me irrito um pouco e confesso nao ter muita paciencia de ver os videos, entao vou direto na receita impressa. As receitas sao geralmente otimas…
    adoro chipotle, um gostinho tao diferente de tudo!
    essa receita me escapou, entao foi otimo vir aqui e sacar o que perdi 😉
    R: acho que essa receita estava na ultima versao da revista pro ipad, se nao me engano. fiquei fan dessa pimenta! 🙂

  2. Oi Fer. Gosto bastante das receitas da Sarah, principalmente p/ os dias sem inspiração, pois são rápidas. Adoro comida temperada, o frango está com uma cara ótima.
    Abraços!
    R: Valeria, as receitas sao mesmo super rapidas! beijo

  3. Eu ja usei chiplote e nos gostamos aqui em casa, nao precisa usar muito pois o adobo sauce eh spicy, mas tem um sabor muito legal. Gostei da sua receita Fer, bacana!
    Beijos
    Ana

Deixe a sua pitada: