aspargos com farofa de panko

aspargos-panko.jpg

Vi essa receita na revista Food & Wine e fiz para o nosso almoço de Páscoa. Adoro essas farofinhas crocantes pra acompanhar qualquer coisa, mas com os aspargos elas ficam especialmente gostosas. E como neste momento os aspargos estão abundantes e onipresentes em praticamente todos os mercados, supermercados e vendinhas, vamos tirar vantagem e aproveitar—happy spring!

1 quilo de aspargos
1/3 xícara mais 2 colheres de sopa de azeite
sal kosher e pimenta moída na hora
7 filés de aliche [anchovas] em óleo, escorridos e picado
2 dentes de alho picados
1 xícara de panko [*usei um integral]
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de chá de raspas de limão
Suco de limão

Pré-aqueça o forno a 425°F/ 218ºC. Em uma assadeira espalhe os aspargos e tempere com 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta. Asse por 20 a 25 minutos, virando uma vez, até eles ficarem macios.
Enquanto isso numa frigideira pequena coloque a 1/3 xícara de azeite de oliva restante e os filés de aliche e cozinhe em fogo moderado, mexendo sempre, até o peixe dissolver bem. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto. Misture o panko e cozinhe, mexendo sempre até ficar dourado e crocante, por cerca de 5 minutos. Misture a salsinha e as raspas de limão. Transfira os espargos assado para uma travessa. Regue com o suco de limão, cubra com o panko temperado e sirva.

aspargos13.jpg

Um comentário sobre “aspargos com farofa de panko”

  1. Ja percebeu q to viciada no teu blog? rs
    Essa farofa de panko entrou na lista de comidas favoritas!
    Comprei uns aspargos super frescos, acompanharam uma picanha maturada.
    Hummmmmmmmmmm
    Agora, como adaptar pro Brasil? aqui eh facil achar aspargos,mas la nao.
    Pensei… Quiabo?
    Outra sugestao?
    Abs
    R: Marcia, fico feliz que voce tem esse vicio! rs! acho que dá pra fazer com abobrinha, quiabo, qualquer legume que grelhe bem. adaptar é meu nome do meio. beijo!

Deixe a sua pitada: