salada de abóbora & cebola
[com tahini e zattar]

salada-aboboraOT.jpg

O que mais posso dizer sobre Jerusalem do Ottolenghi & Tamimi além do que toda vez que abro esse livro eu acho uma receita fantástica. E essa é tão simples, que dá até pra ter uma minúscula duvida pairando no ar—será que vai mesmo funcionar? É uma surpresa boa atrás da outra e essa salada foi mais uma, com uma combinação deliciosa que vou querer repetir muitas outras vezes.

1 abóbora de mais ou menos 1 quilo cortada em fatias
[*usei a butternut squash recomendada na receita]
2 cebolas roxas fatiadas
3 e 1/2 colheres de sopa de azeite
3 e 1/2 colheres de sopa de pasta de tahini
1 e 1/2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de água
1 dente de alho pequeno esmagado
3 e 1/2 colheres de sopa de pinoles [*usei pistachos]
1 colher de sopa de zattar
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora a gosto

Pré-aqueça o forno a 475º F/ 246ºC. Coloque a abóbora e cebola em uma tigela grande, acrescente 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal e um pouco de pimenta do reino moída e misture bem. Espalhe em uma assadeira e asse no forno por 30 minutos, ou até que os legumes fiquem dourados. Fique de olho nas cebolas, que cozinham mais rápido e precisam ser removidas antes. Para ficar mais fácil, eu separei as cebolas num lado da forma. Retire os legumes do forno e deixe esfriar.

Faça o molho colocando o tahini numa tigela pequena, juntamente com o suco de limão, água, alho e 1/4 colher de chá de sal. Bata bem até que o molho fique numa consistência de mel, adicionando mais água ou tahini, se necessário.

Despeje a 1 e 1/2 colheres de chá de azeite restante em uma frigideira pequena e leve ao fogo médio-baixo. Adicione os pinoles junto com 1/2 colher de chá sal e cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre, até que os pinoles fiquem dourado. Retire do fogo e transfira para uma tigela pequena.

Na hora de servir coloque os legumes assados e frios numa travessa grande e regue com o molho de tahini. Coloque por cima os pinoles tostados, o zattar e a salsinha picada.

Um comentário sobre “salada de abóbora & cebola
[com tahini e zattar]”

  1. Outra que definitivamente vou fazer.Saladas sao tão simples, talvez por isso me faltem idéias de saladas diferentes..Thanks, Fer:)
    Bjs
    Bri
    R: beijo, Bri! :-*

Deixe a sua pitada: