[outro] bolo de laranja

outr-bolo-laranja.jpg

Fiz esse bolo numa piscada para o lanche de uma noite de domingo, que acabou acontecendo bem tarde pelo motivo do novo horário [daylight saving time] que nos faz pensar que é muito mais cedo do que realmente é. Fiz com laranjas locais da cidade vizinha de Winters. Por causa do inverno perfeito, o norte da Califórnia produz cítricos ultra doces e ótimos para qualquer tipo de receita—como essa que saiu publicada na edição de março da revista Sunset.

1 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 e 1/4 xícaras de açúcar
3 ovos caipiras grandes
2 laranjas com casca, mas sem sementes e cortadas em cubos
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 325°F/ 162ºC. Unte uma forma grande com furo no meio [tipo Bundt] com óleo vegetal. Na batedeira em velocidade média, bata a manteiga amolecida e o açúcar granulado até ficar uma mistura cremosa. Acrescente os ovos e continue batendo. Coloque os pedaços de laranja em um processador de alimentos e pulse algumas vezes, mas não deixe formar um purê. Adicione a laranja moída na batedeira e misture bem. Adicione a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó e bata até ficar uma massa homogênea. Despeje tudo na forma preparada e leve ao forno. Asse até que o centro do bolo esteja totalmente cozido, por cerca de 55 minutos. Remova do forno e deixe esfriar sobre uma grade por uns 10 minutos, inverta numa travessa, deixe esfriar completamente e sirva.

»se quiser fazer um glacê para despejar sobre o bolo, misture 1 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro com 2 e 1/2 colheres de sopa de suco de laranja em uma tigela pequena. Coloque sobre o bolo frio.

2 comentários em “[outro] bolo de laranja”

  1. Adorei esse bolo.
    Isso pq nao gosto de bolo de laranja. Meu marido fez e esqueceu de por ovos…rs
    Mesmo assim ficou divino.
    Adoro suas fotos e o dia q tiver uma casa aqui no Canada quero uma cozinha q nem a tua.
    bjos
    R: Marcia, hahaha, estou rindo com o esquecimento do seu marido! um beijo :-*

  2. Desculpe se estou sendo burra, mas a laranja é com casca? O bolo ficou lindo!
    R: sim, Beth, é com casca. vou especificar melhor na receita pra nao deixar duvida. 🙂

Deixe a sua pitada: