bolo de milho
[com manteiga queimada,
laranja & alecrim]

bolodemilho.jpg

Eu acho a manteiga queimada [brown butter] um dos ingredientes culinários com o aroma mais inebriante que existe. Parece que você está fazendo besteira e estragando aquela barra de manteiga orgânica preciosa, mas na verdade você está transformando um ingrediente bom, num outro ainda melhor. Essa receita super delicada vai para a categoria “o fino da bossa”, porque tem a melhor combinação de ingredientes, é fácil de fazer e fica uma delicia. Não é um bolo doce e pode ser comido acompanhado de mel, maple syrup ou geléia. Eu fiz uma substituição às avessas, pois usei no lugar do cornmeal grosso a mesma quantidade de um flocão de milho, que tinha comprado por engano no mercadinho internacional achando que era farinha de milho em flocos. Deu certinho, porque a textura do cornmeal moído grosso é bem parecida com a do flocão.

1/2 xícara mais 1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 ovos caipiras grandes
1 xícara de buttermilk
2 colheres de sopa de suco de laranja fresco
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de cornmeal moído grosso [*usei o flocão de milho]
1 colher de chá de sal
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/3 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de laranja
2 colheres de sopa de alecrim fresco

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC e unte uma assadeira quadrada com manteiga, forre o fundo com papel vegetal ou manteiga [deixando uns centímetros pra fora da forma dos lados] e unte novamente o papel.

Numa panela pequena derreta a manteiga em fogo baixo e deixe cozinhar lentamente. O liquido vai chiar e dar estalos. Fique de olho, pequenos resíduos vão se formar no fundo da panela. Cozinhe até esses resíduos ficarem com uma cor castanha e emitir um aroma de nozes. Retire a panela do fogo e transfira todo o conteúdo [os resíduos também] para uma tigela pequena e deixe esfriar.

Numa tigela média misture os ovos, o buttermilk, o suco de laranja, a manteiga queimada e reserve. Numa tigela grande misture o açúcar, as raspas de laranja e o alecrim picado. Com a ponta dos dedos misture bem o açúcar com as raspas de laranja e o alecrim, para impregná-lo com os óleos naturais e aromas. Junte então a farinha de trigo, o cornmeal, sal e bicarbonato de sódio na tigela grande com o açúcar já aromatizado. Misture bem com uma espátula ou batedor de arame.

Adicione então os ingredientes molhados aos ingredientes secos. Misture bem para incorporar. Despeje a massa na forma preparada, leve ao forno e asse por 20 a 25 minutos ou até que o centro do bolo esteja totalmente cozido. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos e desenforme numa travessa antes de cortar e servir.

Um comentário em “bolo de milho
[com manteiga queimada,
laranja & alecrim]”

Deixe a sua pitada: