sopa de raizes medievais
[e laranja]

sopa-medieval.jpg
Minhas buscas neste momento estão concentradas nas receitas com cítricos, pela razão de que estamos na temporada. O bom é que a maioria das revistas e websites por onde eu procuro ideias publicam receitas com ingredientes sazonais. É o caso da Martha Stewart Living, de onde eu tirei essa receita. O rutabaga veio na cesta orgânica, mas os parsnips e o celery root eu comprei no supermercado. A combinação dessas raizes faz uma sopa bem delicada, um pouco adocicada também pela adição da laranja. Acho que a receita daria certo com uma mistura de outras raizes, para quem não tiver acesso à essas que usei.
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola média picada
1 parsnip descascado e cortadas em pedaços
1 rutabaga descascada e cortada em pedaços
1 celery root descascado e picado
2 ramos de tomilho
4 xícaras de caldo de galinha
2 laranjas, casca ralada e suco espremido
1 laranja extra, cortada em gomos para decorar
3/4 colher de chá de gengibre fresco ralado
1/2 xícara de água ou mais se necessário
Sal grosso e pimenta moída na hora a gosto
Derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e 3/4 colher de chá de sal e deixe cozinhar até a cebola ficar macia, por cerca de 6 minutos [não deixe dourar]. Adicione as raizes cortadas em pedaços, o tomilho e caldo. Deixe ferver e abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe até que as raizes estejam bem macias, de 15 a 20 minutos.
Remova o tomilho e bata a sopa em partes no liquidificador [com cuidado!] até ficar um creme. Coloque tudo de volta na panela. Antes de servir reaquea a sopa. Misture as raspas de laranja, o suco, o gengibre ralado e água, se precisar, Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, decore com gomos de laranja e sirva.
raizes-medievais.jpg

Um comentário sobre “sopa de raizes medievais
[e laranja]”

Deixe a sua pitada: