semifreddo de pera & framboesa

semifreddo-pera_1S.jpg
A outra sobremesa refrescante da ceia de Natal foi esse semifreddo tirado da edição de dezembro da revista Everyday Food. É ridiculamente fácil de fazer. A receita original era sabor limão e levava lemon curd, que eu não tinha, não quis comprar e nem fazer. Resolvi ser prática e substituí o lemon curd por uma geléia de pera muito especial que eu tinha na geladeira e voilá, deu certo e ficou delicioso. A geléia tinha pedacinhos de pera então o semifreddo ficou todo salpicadinho. As bolachas deveriam ter ficado numa só camada, fazendo uma linha no centro, mas eu sou a pessoa com a mão mais tenebrosa para trabalhos delicados e minhas bolachas ficaram tortas. Mas isso só afetou o visual, não modificou nem um pouco o sabor dessa sobremesa perfeita.
3/4 de xícara de framboesas descongeladas
2 colheres de açúcar
2 xícaras de creme de leite
1 xícara de geléia de pera [ou curd de limão]
10 bolachas champagne [ladyfingers]
Forre uma forma de assar pão com duas folhas de filme plástico, deixando uma parte do plástico sobrando dos lados. No liquidificador bata as framboesas e o açúcar. Passe por uma peneira e descarte as sementes.
Em uma tigela grande bata o creme de leite em ponto de formar picos moles. Com uma espátula adicione a geléia de pera [ou o curd de limão]. Coloque 2 xícaras da mistura de creme na assadeira e alise bem com a espátula. Molhe as bolachas no puré de framboesa e coloque por cima do creme na forma, ajeitando de duas em duas em fileiras paralelas. Despeje restante purê de framboesa sobre as bolachas. Cubra com o restante da mistura de creme e alise com a espátula.
Cubra a forma com o plástico que ficou sobrando nas bordas e leve ao congelador por no mínimo 8 horas. Na hora de servir, abra o plástico de cima, e remova da forma invertendo num prato. Corte fatias com uma faca molhada e sirva.
semifreddo-pera_2S.jpg

10 comentários sobre “semifreddo de pera & framboesa”

  1. Ficou lindo esse visual! A minha dúvida é se congelando os biscoitos não ficam muito duros depois. Beijos
    R: não ficam, Vera. também porque você vai molha-los no purê de framboesa. beijo!

  2. Fer, ainda bem que as bolachas não ficaram em uma só linha no centro. Ficou lindo exatamente assim e tem senso de humor 🙂
    E tá com cara e jeito de bem gostoso também. Salvei pra fazer.
    Desejo que as linhas, certas ou tortas, do próximo ano sejam bem vividas!
    Beijo,
    Hanny
    R: querida Hanny, ao menos ficou diferente. 😉 obrigada! e que 2013 seja absolutamente maravilhoso pra você! beijo

  3. Fer, adoro o jeito como voce nao tem medo de improvisar, eu sou meio covarde e as vezes por nao ter um unico ingrediente pulo fora da receita…
    vou ter que usar seu exemplo em 2013 para melhorar meus dotes culinarios!
    R: Sally, muitas receitas e atos de coragem para nós em 2013! feliz ano novo! beijo :-*

  4. Parabéns por seu belo trabalho nesta página e por suas informações.
    Já há algum tempo venho por aqui e com regularidade,e agora por um motivo a mais. Tenho uma filha que vai se mudar para Savanah, Georgia, e ja mandei seu”Chucrute” para eles.
    E já abusando de sua paciência gostaria de saber como se chama nosso creme de leite fresco aí.
    Meu genro que esta ai não consegue descobrir qual “cream” usar.
    Agradeço a atenção e FELIZ 2013 para voce e sua família.
    Ana Lucia
    R: Ana Lucia, muito obrigada!um lindo 2013 pra voce tambem. o creme de leite fresco aqui é o heavy cream ou whipping cream. abraço!

  5. Fer,
    Ficou lindo o desencontro das bolachas! Voltando de viagem vou prepara-la para ajudar a refrescar esse calor desrespeitoso que anda fazendo por aqui.
    E nota mental pra mim, em épocas festivas sempre olhar suas receitas, tudo simples, lindo e com uma cara deliciosa.
    Um super 2013 para você e seus meninos.
    bjs,
    R: Tatiana, obrigada! depois me conta. um 2013 absolutely fabulous para você e seus meninos também! beijos :-*

  6. Oi Fer,
    Tudo bem por aí? Curtindo o inverno e os dias que já se começaram a se elongar?
    Essa receita parece deliciosa e leve. Gostei do salpicado de pêras. Apesar da não ter aqueele sweet tooth me deu água na boca!Sua combinação de sabores e cores é mais interessante do que o original.
    Boas Festas e um belíssimo ano novo para você!
    Heg
    R: Heg, estou curtindo os dias cinzas, que sao perfeitos para ficar em casa de folga. essa sobremesa é totalmente meu estilo, porque é feita numa piscada. um super 2013 pra voce tambem! beijo :-*

Deixe a sua pitada: