salada de salsão, uva e cogumelo

salada-uva_1.jpg

Essa salada pode ser um prato bem bacana para a ceia de reveillon porque leva as uvas brancas que são protagonistas nos rituais para atrair boa sorte na virada do ano. Neste caso as uvas são grelhadas e ficam bem doces e macias. Pode-se usar qualquer tipo de cogumelo. A receita foi aprovada e saiu da revista Food & Wine.

serve 6 porções
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de suco de limão
1/2 colher de chá de sementes de salsão [aipo/celery]
1/4 colher de chá de mostarda Dijon
1 dente de alho pequeno
1/2 xícara mais 1 colher de sopa de azeite extra-virgem de oliva
1/4 xícara de óleo de amêndoa torrada [*usei de nozes]
Sal e pimenta moída na hora
1/2 xícara de folhas de salsão [aipo]
1/2 xícara de folhas de salsinha
1/4 xícara amêndoas torradas picadas
1/2 quilo de cogumelos frescos cortados ao meio
2 xícaras de uvas verdes
Folhas de alface [*usei folhas verdes]
2 xícaras de talo de salsão [aipo] cortado em fatias finas

Em uma tigela pequena misture o vinagre com o suco de limão, as sementes de salsão, e a mostarda. Aos poucos misture 1/4 xícara de azeite de oliva e o óleo de amêndoa batendo até ficar emulsificado. Adicione sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Num mini processador de alimentos colocar o alho, as folhas de salsinha, as de salsão, as amêndoas e pulse até ficar bem picado. Adicione 1/4 xícara de azeite de oliva e bata até obter uma pasta grossa. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Tempere os cogumelos com azeite, sal e pimenta. Coloque numa grelha ou frigideira em fogo alto,virando uma vez até ficarem macio e dourado, cerca de 5 minutos. Tempere também as uvas com azeite, sal e pimenta. Grelhe em fogo alto até as peles começarem a escurecer em alguns pontos, cerca de 3 minutos, Transfira as uvas e cogumelos para uma tigela grande e misture com o molho pesto de amêndoas.

Arrume as folhas de alface em um prato, as fatias de salsão por cima e e regue com o molho vinagrete. Coloque a mistura de cogumelos e de uvas por cima e sirva.

Deixe a sua pitada: