Littorai — Forchetta Bastoni

Qualquer convite dos amigos Hegui & Stevie é sempre certeza que vamos nos divertir na companhia deles e descobrir lugares super bacanas, beber bons vinhos e conversar muitos assuntos. Desta vez fomos à um wine tasting na vinícola Littorai, perto de Sebastopol no Sonoma County. Foi a nossa primeira vez, mas o Hegui e o Stevie já estiveram lá outras vezes— para um outro tasting pos-colheita como fizemos no sábado e antes disso para um tour primaveril pela pequena e belíssima vinícola. A Littorai é uma produtora de pinot noirs e chardonnays e usa técnicas de biodinâmica no cultivo das uvas. Enquanto provavamos os nove diferentes tipos de pinots, acompanhados de uns deliciosos acepipes que até incluia um queijo português St. George de Santa Rosa, ouvimos muitas explicações sobre terreno, solo, clima, névoa, sol, variações de temperatura, uvas, eteceterá. Eu consegui provar os nove tipos de vinho, comer um pouquinho e conversar à beça, sem tropeçar, nem derrubar o queijo dentro do copo alheio, nem falar nenhuma gafe. Quando o tasting terminou saimos para dar uma volta pela vinícola, ver os jardins onde eles plantam as flores e ervas que usam no controle das pestes e as casinhas das abelhas que fazem a polinização das videiras.

november november november
november november november
november november november
november november november

Os tastings e tours na Littorai são feitos apenas com reservas. Mesmo para eventos como este que fomos é preciso ser convidado. A vinícola é bem escondida entre muitas curvas tortuosas e não tem placa anunciando no portão de entrada, que aliás só abre com o código que os convidados recebem.
Da vinícola seguimos para o centro da cidade de Sebastopol porque naquela altura precisavamos comer. O Stevie sugeriu um restaurante que acabou nos surpreendendo. No andar de cima o Forchetta Bastoni [Fork Sticks] é um tailandês e no de baixo é um italiano. Nunca tinha visto esse tipo de combinação, que nem pode ser chamada de fusion já que os menus, cozinha e ambientes eram separados.

november november november
november november november
november november november

No andar tailandês fizemos uma happy hour com drinks e petiscos para acompanhar. O lugar é bem informal, com sofás feitos de caixotes e almofadas, mas nós ficamos nas mesas e cadeiras. Depois descemos para o andar italiano, que é maior e mais bem decorado, com um bar, uma cozinha aberta e um forno a lenha pilotado pelo pizzaiolo mais simpático, fotogênico e charmoso que já conheci. Pedimos vinho, antepasto e prato principal—nós optamos pela pizza que não estava nota dez, mas estava boa. Dividimos algumas garrafas de vinhos locais, dois tintos e um branco. Mas eu bebi somente um sauvignon blanc da vinícola Quivira, outra biodinâmica que faz vinhos deliciosos que eu adoro e que será a próxima que iremos visitar. Pisc!

november november november
november november november
november november november

3 thoughts on “Littorai — Forchetta Bastoni”

  1. Fer,
    Como sempre adoramos vê-los de novo. Tempo passou tão rápido. Snal de que o papo estava bom!
    Vamos sim na Primavera passear na Quivira e Preston. Sonoma wine country para mim é nota dez.
    Faça uma ótima viagem ao Brasil. Curta bastante sua Mama&Papa, amigos e a terra Brasilis.
    xoxo
    Heg
    R: obrigada e estamos combinados, Hegui! :-*

  2. Fernanda,
    que post bacana. e as fotos!!! que programa eh esse que voce usa que bota assim um monte de fotos lindas juntas? nove fotos!!! muito legal. eh dificil de usar? voce trabalha nas fotos antes de montar as 9 juntas?
    abraco e parabens pelo post e pelas fotos que agradam aos meus olhos 🙂
    R: Kalina eu apenas corto as fotos no tamanho que quero e coloco numa tabela em html. é um trabalho manual. 🙂 que bom que voce gostou! abs!

  3. Fer,
    Eu tinha vito no instagram e tinha adorado!
    Agora, com relato assim…. E de se apaixonar por um lugar desses hein!
    Ficou um post delicioso!
    Beijo
    R: foi um dia otimo, Nat! beijo :-*

Deixe a sua pitada: