o doce que vem no figo

fig-jam_1.JPG

Parti figo ao meio e a polpa era o doce mais doce dos doces. Neste verão posso dizer que me esbaldei de comer figos. Comi de todas as variedades que achei pra comprar. Só não tive ânimo de me enfiar debaixo daquela árvore de ninguém onde todo ano me aventuro colhendo uns figos diferentes, verde claro por fora e um marrom pálido por dentro. Esses super doces comprei da mocinha que vem de Esparto vender os produtos mais bonitos no Farmers Market de Woodland. Ela já me conhece de outros carnavais e este ano teve até a audácia de guardar figos pra mim, na certeza de que eu compraria. E eu comprei. Voltei lá depois de comer os figos com doce dentro e mostrei essa foto para ela. Disse—seus figos vêm com doce de figo dentro. Ela riu com uma cara de bocó, porque muitos dos produtores do nosso pequeno Farmers Market parecem ser pegos de surpresa pelas coisas que eu falo pra eles. Sem mencionar a complexidade inovadora do discurso que vem sempre acompanhado de material ilustrativo. Saco o telefone da bolsa, mostro as fotos e falo coisas elogiosas, como se eu estivesse falando dos filhos deles, dizendo como são bonitos, inteligentes e talentosos. Eles sorriem agradecidos ou ficam com cara de abobalhados, com certeza pensando de onde saiu essa mulher que vem toda semana aqui com esse papo. Outro dia fui mostrar umas fotos dos figos pra um casal de quem eu sempre compro frutas e com quem sempre converso um bocado. Eles se entreolharam estupefatos. Num outro dia mostrei a foto das peras e das maçãs. E ainda no outro a das berinjelas rajadas. Nesse dia o moço não se aguentou e me disse entusiasmadamente—você deveria estar aqui deste lado junto com a gente, ajudando a vender nossos produtos. Ele falou isso num impulso, mas não parecia estar brincando.

9 comentários sobre “o doce que vem no figo”

  1. Essa foto eh demais Fer, linda!! Alias, suas fotos de figos (e todas as outras tbem!) sao sempre lindissimas 🙂
    Adoro figos, mas nao eh raro achar figos tao lindos assim por aqui. Em junho/julho nos fomos ao Brasil e la achamos na feira uns muito docinhos, eu e Matheus nos esbaldamos.
    Ah, e eu sou igual a voce, tiro foto das frutas, legumes e quando mostro p/ os outros recebo uns olhares assim meio fora do ar tbem, haha! Sou total entusiasta com alimentos, os mais coloridos sao os q mais amo! Tirei uma foto de peaches agora no verao q vira e mexe eu vou olhar no iphone, so pq eu acho linda, rs!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, divide essas fotos com a gente! aliás, você parou definitivamente o seu blog? beijo!

  2. Este ano comi os piores figos. Eles estavam pretos por fora e branquelos por dentro, além do sabor, melhor dizendo que sabor? Não tinha! Mesmo assim comi muitos porque amo figo. Você tem uma receita de bolo de vinho com chocolate, fiz uma adaptação dela para o meu bolo de vinho de figo com figos.
    Ficou um dos melhores bolos que já fiz!
    R: que pena isso, Tati… sim, tenho essa receita de bolo de vinho com chocolate. fica muito boa tambem.

  3. Fer, me identifiquei totalmente, kkkk! Eu também sou uma entusiasta da beleza cênica das frutas e verduras! Às vezes me pego elogiando uma fruta e vejo sempre alguém me olhando com cara de paisagem, kkkk, sem entender nada! Mas a gente se entende, né não? Beijinhos!
    R: high five, Marina! \o/ beijos

  4. olá fer, muito bom seu blogg, estou me mudando pra california, uma cidade que se chama nipomo no meio do caminho entre sao fran e LA; tem como vc me passar umas indicações de produtores, e lugares legais…
    obrigado
    R: oi Bruno, NESTE LINK voce pode procurar por um monte de coisas usando o zip code, incluidos os farmers markets. no menu da direita aqui no blog, listado sob INGREDENTES se voce clicar no link agricultura orgânica & sustentável tem muita coisa util pra te ajudar e orientar. espero ter ajudado e bem-vindo!

  5. Fer,
    Acho que so tu entendes porque figo e uma das melhores frutas do mundo. Na verdade e a minha fruta favorita… As pessoas acham estranho aqui na Florida, mas eu sei o porque. Os figos daqui sao secos. 🙁 So de vez em quando aparecem figos suculentos como o da tua foto. Tuas fotos como sempre MARAVILHOSAS!Acho que ajudariam todas as banquinhas da feira a vender mais. 🙂
    Bj,
    Janine
    R: Janine, uma vez eu li que em algum lugar que a California é o unico produtor de figos do pais, nao sei se é verdade, mas os figos aqui abundam e sao deliciosos, que sorte a minha! um beijo :-*

  6. Gosto muito do seu site, embora fizesse um tempinho que não vinha. Eu estava navegando por aí – mais sites de culinária, eh, eh, e neste site http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br achei esse link que talvez te interesse, se você já não sabe: http://digital.lib.msu.edu/projects/cookbooks/html/books/book_16.cfm
    é o projeto Feeding America, um “museu” virtual de receitas culinárias. Achei legal. E achei que pudesse ter a ver com você.
    Beijos.
    PS. Lindo figo.
    R: obrigada pela dica, Silvia! adoro livros antigos. um beijo 🙂

  7. Da próxima vez diz pra eles que aqui no Brasil tem quem vai atrás dessas fotos todo dia e fica babando, sonhando em ir pra California pra ir ao Farmers Market e pegar, cheirar, comer isso tudo! Obrigada por compartilhar, Fernanda! Uma delícia ver suas fotos e ler seus textos!
    R: obrigada por comentar e me deixar feliz, Lilian! um beijo 🙂

  8. Fer,
    Esse moço tem visão!
    Eu compraria com certeza!
    Afoto ficou belissima! Mas, vem cá , voce tirou essa foto com o Iphone?
    Ficou muito lindaaaaa!!
    Beijao
    R: tirei, Nat. na hora do almoço sentada no banco atras do meu prédio. click! beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: