as castanhas [californianas]

chestnut chestnuts
chestnuts chestnuts

Numa tarde de domingo eu quis passar por um pomar de castanhas pra ver como estavam as coisas. Esses pomares são realmente intrigantes, juntamente com os de nozes, pistaches e amêndoas. Quando as castanhas amadurecem a casca racha e elas caem no chão. Em alguns pomares as árvores são chacoalhadas antes da colheita, noutros não. Rodamos um tantão pela região antes de chegar nesse pomar que fica a uns quinze minutos de Woodland, na cidade vizinha de Winters. Desci para tirar fotos e não demorou muito para um carro se aproximar vindo do centro da fazenda e me pegar no flagra em pleno click-click. Puxei um papo meio sem graça com senhor e um moço, que pareceram surpresos com o fato de eu saber o que aquelas bolotas espinhudas eram. Me falaram que muita gente não sabe que aquilo são castanhas. Acrescentei que sabia, pois pra mim elas são comida típica de Natal. Fiz um monte de perguntas—onde eles vendiam as castanhas, foi uma delas. Eles me deram um cartão e me mandaram ficar à vontade. O negócio é que quero ficar amiga íntima de todos esses fazendeiros. Como lidar com isso?

4 comentários em “as castanhas [californianas]”

  1. Que lindo! Me lembrei das vezes que visitava a chácara de um tio meu… lá tinha muitas árvores de castanhas… e para não machucarmos as mãos na hora de abri-las, fazíamos um remelexo com os pés calçados… era uma forma divertida e prática para colher castanhas sem os espinhos.
    R: Izumi, adorei essa ginga do remelexo! um beijo :-*

  2. Voltei à infância agora… Fazíamos guerrinha de castanhas espinhudas pelas ruas de Itaipava, onde passávamos todas as férias.
    R: deve doer muito levar uma castanhada dessas! 🙂

Deixe a sua pitada: