bolo de abóbora
[com especiarias]

bolo-abobora.jpg

Guardei essa receita de bolo outonal mesmo sabendo que iria ter que pesar todos os ingredientes, coisa que não gosto muito de fazer. Acho que nesta altura do campeonato todos já perceberam que eu sou uma cozinheira de araque e que o pouco que sei aprendi na escola da Martha Stewart, usando cups & spoons. Mas quando é preciso eu faço tudo direitinho. Mesmo não sendo uma super fã de bolos desse tipo, com especiarias e nozes, fui praticamente impelida a fazer e ficou um bolo realmente bom. Quando o meu marido pega metade do bolo pra levar na marmita da semana, é porque a receita foi aprovada.

200 gr de farinha de trigo
4 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada ralada
250 gr de açúcar mascavo
50 gr de castanhas do Pará picadas [*usei noz pecã]
3 ovos caipiras [*usei ovos de pata]
190 ml de óleo vegetal
1 colher de chá de extrato de baunilha
400 gr de purê de abóbora
[*eu assei a minha e fiz o purê, mas pode usar abóbora em lata]

Unte uma forma grande com buraco no meio [tipo bundt] com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Pré-aqueça o forno em 355ºF/ 180ºC. Numa vasilha misture a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias. Reserve. Na batedeira ou com um batedor de arame bata os ovos levemente, acrescente o açúcar, o óleo, a baunilha e a abóbora. Misture bem e adicione as nozes ou castanhas. Junte a mistura de farinha, misture bem pra ter certeza que todos os ingredientes ficaram bem incorporados. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por 40 minutos ou até o bolo ficar completamente cozido no centro da massa. Remova do forno, deixe esfriar bem e vire com cuidado numa bonita travessa.

3 comentários em “bolo de abóbora
[com especiarias]”

  1. Um absurdo você dizer que é cozinheira de araque!!!!!!
    Gostei da cor forte. Ainda tenho abóboras para fazer..
    🙂
    R: depois me conta, Isa! 😉

  2. Que delicia de bolo (parece) vou assar as aboboras que tenho e fazer alguns bolos. Voce congela os seus bolos? Beijos Fer, obrigada muito por tudo que voce posta, sei que e um trabalhao! Sorte de nos todas!
    R: Cecilia, muito obrigada! nunca congelei bolos, mas é uma boa ideia, hein? beijos!

  3. Adooooro bolo de abobora! Muffins de abobora! Torta de abobora! Abobora com canela e mel! Adoro aboooobora – e ja estou virando uma myself de tao feliz q estou com as aboboras na minha cozinha esses dias 🙂
    Adorei a receita, vou fazer Fer!
    Bjs
    Ana
    R: aproveite muito então, Ana! 🙂 beijo!

Deixe a sua pitada: