torta de frutas frescas
[com creme italiano]

torta-fruta_1S.jpg
Essa torta aconteceu por mero acaso, porque minha intenção era mesmo fazer um tipo de trifle com camadas de bolacha, frutas e creme. Mas durante o processo a receita tomou outro rumo e virou torta. Quando é assim, penso que era como deveria mesmo ser. Não imponho nenhuma resistência nem me arrependo. Sem falar que essa torta ficou uma delicia. Eu quis gastar muitas frutas que estavam acumuladas—melão, pêssego, mirtilo e uva. A massa foi aquela feita com bolacha e manteiga, acrescentei também um pouquinho de noz pecan. Fiz no olhão, mas essa mistura não tem muito erro. É bolacha da sua preferência e manteiga. Usei umas bolachinhas de amêndoa. É só pulsar tudo no processador até obter uma farofa bem grossa. Pressionar essa farofa no fundo de uma forma de aro e fundo removível e assar por uns 15 minutos em forno pré-aquecido a 375ºF/ 200ºC. Depois foi só picar e misturar as frutas e fazer o creme. Procurei muito por que não levasse zilhões de gemas de ovos e creme de leite e achei essa receita super fácil e praticamente perfeita. Fiz metade da quantidade, que foi suficiente para cobrir a base da torta. Remova a massa do forno, deixe esfriar, transfira para um prato ou travessa, cubra com o creme italiano, depois com a mistura de frutas e leve à geladeira até a hora de servir.
creme italiano:
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de farinha de trigo
1/8 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de leite integral
2 gemas de ovos caipira
1 e 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de estrato puro de baunilha
1/2 colher de sopa de rum
Numa panela sobre fogo médio coloque o açúcar, farinha de trigo, sal e leite aos pouquinhos misturando bem com um batedor de arame até formar um creme. Diminua o fogo e mexa por mais 2 minutos. Adicione as gemas batidas ao creme bem devagar, batendo sempre com o batedor. Adicione a manteiga, a baunilha e o rum e mexa por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe o creme esfriar totalmente antes de rechear a torta.
torta-fruta_2S.jpg

2 comentários em “torta de frutas frescas
[com creme italiano]”

  1. Compartilho das palpitações da SallyBR quando vejo aquelas receitas cheias de passo a passo!! No entanto, não consigo fazer nada sem receita 🙁
    Fico sempre muito impressionada com a tua facilidade em lidar com as palavras e os ingredientes, o Blog está tão incrível quanto essa torta.
    Parabéns Fezoca.
    R: obrigada, Élen! fico feliz que voce pense isso de mm, pois me acho uma cozinheira super atrapalhada. um beijo!

  2. Fer, adoro como voce desmistifica (sera’ que essa palavra existe?) tudo – eu entro em palpitacoes cada vez que tenho que fazer algo parecido com tortas ou bolos (ou sorvetes), mas voce faz tudo parecer tao simples!
    de fato, essa massa e’ sempre manteiga e bolachas, mas se eu nao vejo uma receita toda explicadinha na minha frente, entro em parafuso. Dai’ venho no seu blog e vejo que o que eu tenho mesmo e’ “covardia gastronomica” 😉
    beijao, bom fim de semana proce!
    R: hahaha, Sally o que me move é muita cara de pau e audacia, porque vez ou outra as coisas nao dao certo. mas se eu nao fizer assim nao vou pra frente. beijo e otimo final de semana pra voces ai!

Deixe a sua pitada: