sopa fria de pepino & quinoa

sopa-pepino-quinoa_2S.jpg

Naqueles dias absurdamente quentes usar fogão é algo proíbido. Essa receita da Deborah Madison é uma sopa fria substanciosa e pode ser preparada com bastante antecedência. Fica refrescante e nutritiva, justamente o que o corpo precisa depois de um dia de bafão exaustivo.

para a sopa:
2 pepinos grandes descascados e picados
3 xícaras de iogurte integral natural
Bastante ervas frescas—usei manjericão, hortelã e orégano
3 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Raspas da casca e suco de 1 limão
para a quinoa:
1 xícara de quinoa lavada
2 xícaras de água
1 pitada de sal

No liquidificador bata o pepino com o iogurte e as ervas até formar um purê bem liso. Junte o azeite, suco e raspas de limão e tempere com sal a gosto. Coloque num jarra e leve à geladeira. Pode ficar de um dia para o outro.

Coloque a quinoa com água e sal numa panela. Leve ao fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até evaporar toda a água. Tempere com azeite e raspas da casca de um limão. Reserve.

Na hora de servir divida a sopa em pratos e coloque uma porção de quinoa no centro de cada um. Se quiser decore com um fio de azeite.

3 comentários em “sopa fria de pepino & quinoa”

  1. Querida Fer, quanto tempo!!
    Dei uma passadinha para te dizer que fui a um restaurante indiano, o Gopala e me lembrei de você. Lá tem essa bebidinha. Tem também um liquidinho para abrir o apetite, que é “dos deuses”. Beijos minha linda
    R: querida Lia, que bom te ver por aqui! comida indiana é muito boa, né? beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: