rolinhos vietnamitas

veggie-rolls veggie-rolls
veggie-rolls veggie-rolls
veggie-rolls veggie-rolls

Preparei esses rolinhos de papel de arroz algumas vezes e nunca deu tempo de registrar o fato, pois essas delicias somem numa piscada. Desta vez fiz o dobro [triplo?] de quantidade e consegui tirar uma foto no dia seguinte. Esses rolinhos sempre foram o meu pedido favorito nos restaurantes vietnamitas ou tailandeses que frequento, mas são absolutamente simples de fazer em casa. É só ter paciência para organizar todos os ingredientes do recheio e delicadeza para enrolar o papel de arroz, que fica bem delicado depois de molhado e pode engruvinhar fácil. Os molhinhos eu improvisei depois de dar uma olhada em algumas receitas básicas. Fiz duas vezes com camarão—dos grandões pescados [não criados] que não são muito fáceis de se achar por aqui; e desta última vez com tofu. Usei o tofu frito, que já compro pronto e é muito mais firme que o cru. Também deve ficar bom com tofu defumado. Pode usar todo tipo de folha verde, cenoura, pepino, brotos de feijão, eteceteráeteceterá.

1 pacote de folhas de papel de arroz
[*encontra pra vender em lojas de produtos asiáticos]
1 pacote de macarrão de arroz
[*rice vermicelli/ rice noodles em lojas de produtos asiáticos]
1 bloco de tofu frito ou defumado cortado em tiras
[* ou camarões grandes e limpos]
3 cenouras raladas bem finas
1 maço pequeno de folhas verdes
[*usei sorrel, mas pode ser rúcula, espinafre, alface]
Bastante coentro fresco
Bastante hortelã fresco

Coloque o macarrão de arroz de molho em bastante água quente até ele ficar bem molinho. Coe e reserve. Numa vasilha grande coloque bastante água morna. Prepare uma bandeja com os ingredientes do recheio. Forre uma superfície com um pano de prato limpo. Mergulhe as folhas de papel de arroz rapidamente na água morna e coloque sobre o pano de prato. Não deixe a folha muito tempo na água, é um segundo apenas, porque ela vai amolecer gradualmente em cima do pano. Coloque o recheio, primeiro um pouquinho de macarrão de arroz amolecido, depois folhas verdes da sua preferência, a cenoura [e outro ingrediente como pepino, que não usei], folhinhas de coentro e folhinhas de hortelã, por último fatias de tofu [ou uns 2 ou 3 camarões]. Dobre o papel de arroz sobre o recheio, fechando dos lados como um envelope, enrole cuidadosamente até formar um rolinho.

Coloque numa travessa, se precisar cubra com um pano úmido. Sirva com os molhinhos da sua preferência. Eu fiz um de sriracha e outro de amendoim.

molho de pimenta sriracha: misture 1/4 de molho sriracha com 3/4 de molho hoisin, suco de limão tahiti [verde], vinagre de arroz e coentro picadinho. Adicione água se precisar diluir para obter um molho não muito grosso.

molho de amendoim: misture 1/4 de molho hoisin com 2/3 de manteiga de amendoim [*usei a crocante], suco de limão tahiti [verde], vinagre de arroz e um pouco de água se precisar para diluir.

4 thoughts on “rolinhos vietnamitas”

  1. Realmente gostoso e parece facil de fazer…mas os 2 ou 3 camaroes, vc os fritou antes tb?
    R: não, sao camarões apenas cozidos rapidamente na água. como aqui a gente ja compra o camarão assim cozido e pronto pra usar, nao fiz nada, só usei. 😉

  2. Há muuuitos anos, fui a um restaurante vietnamita com um amigo e pedimos no ecuro, porque não conhecíamos nada dessa culinária. Vieram os tais rolinhos e ficamos sem saber se era para comer tudo, ou se devíamos desembrulhar. Não me lembro que solução demos. Come-se com o papel ou não?
    R: Luiz. come-se inteiro. o papel é maneira de dizer, pois parece um, mas é uma massa de arroz finerrima, que quando molhada amolece e fica comestivel. se pedir de novo não titubeie e nhac! 🙂

  3. Gosto muito! devem ser uma delicia! 🙂
    Que restaurantes são esses que fala? Nunca fui a nenhum e gostava de ir 🙂
    Obrigado! 🙂
    R: Diogo, qualquer restaurante de comida tailandesa ou vietnamita tem esses rolinhos no cardapio––são como os rolos primavera, mas nao sao fritos, sao crus. muito bom. se achar por ai, peça! 🙂

Deixe a sua pitada: