gazpacho [verde/amarelo]

gaspacho-verde_1S.jpg

Gazpacho pra mim é a cara do verão. E não precisa nem seguir receita, porque eu sei que o tradicional leva pimentão e pepino, mas eu não sou obrigada a fazer tal e qual. Tomates orgânicos e super maduros é o que mais importa. E nem precisa ser tomate vermelho. Nessa variação exclusiva eu usei os que tinha na minha cozinha. Como não guardo tomate na geladeira, quando o calor se intensifica às vezes preciso correr pra não deixar nenhum deles estragar. Tomate pra mim é um ingrediente super precioso. Pra fazer esse gazpacho usei um tanto dos sungold cherry, que são uns tomatinhos cor de laranja e outro tanto dos tomates zebras, que como o nome já sugere são listrados.

No liquidificador coloque pedaços de pão amanhecido, um monte de tomates cortados ao meio ou em quatro, junte um pouco de água, sal e pimenta do reino moída a gosto, um tanto de azeite, um splash de vinagre jerez [sherry] e bata bem até obter um creme liso. Eu juntei também umas folhas de manjericão fresco, porque eu sou fancy, mas não precisa. Leve o gazpacho à geladeira para gelar bem e depois sirva decorado com fatias de tomate, se quiser. Eu quis.

6 comentários em “gazpacho [verde/amarelo]”

  1. Fer, finalmente fiz o gazpacho e achei divino! Coloquei a sua receita no meu blog, lhe rendendo, obviamente, as melhores referências! Nem tive tempo de procurar o jerez e então substitiu por vinagre de vinho tinto e melaço de romã, adorei o resultado!

  2. Adoro gaspacho, e nunca pensei em faze-lo com outros tipos de tomate – apesar de cosantemente melembrar da sangrita feita com tomates maduros ou ompletamente verdes servida no México. Claro que não temo essa fartura de especies aqui no Brasil (nem no Santa Luzia, Marilia), mas…
    Abraços.

  3. Que delicia encontrar esta grande variedade de tomates. Aqui em Sampa temos só um pouco….! Se bem que moro longe da Casa Santa Luisa!
    R: Marilia, aqui essa variedade é so no verao.

  4. Oi Fer, vou te falar que neste inverno tropical de 30 graus o seu gazpacho caírá como uma luva! Fui fisgada pela adição do pão amanhecido! Adorei e vou experimentar sua versão exclusiva, mas não tão fancy porque não tenho jerez… o que poderia substituí-lo? bom fim de semana!
    R: Pietra, o jerez pode ser substituido por um vinagre de vinho, mas se voce achar um vidrinho compre, porque o gazpacho fica bem melhor com ele. 🙂 bom final de semana pra voce tambem. 🙂

Deixe a sua pitada: