bolo rústico de ruibarbo

bolo-rustico-ruibarbo_1S.jpg
Comprei dois maços de ruibarbo verde na banca de frutas da road 16 mesmo sem ter a menor ideia do que fazer com eles. Surpreendentemente na mesma semana, num blog que que raramente publica receitas, apareceu esta de bolo rústico de ruibarbo. Com ela eu dei cabo de um dos maços. O outro eu apenas cozinhei com um pouco de açúcar demerara e fiz uma geléia. O ruibarbo cozinha bem rápido e se desfaz completamente, por isso é uma ótima opção para geléia ou compota. Preparei esse bolo para servir para uma amiga e não tive paciência suficiente para esperar esfriar completamente. Quando virei na travessa ele se espatifou um pouco, mas o comprometimento estético não interferiu na nossa voracidade em devorá-lo ainda morno, servido com um pouco de creme de leite fresco por cima. Minha amiga deu uma excelente ideia para a substituição do ruibarbo, que não é um ingrediente tão fácil de se encontrar no hemisfério sul—trocar por abacaxi, que é de uma certa maneira similar na acidez e textura fibrosa. Se alguém decidir fazer esse bolo usando o abacaxi, depois me conta qual foi o resultado.
2 xícaras de ruibarbo cortado em pedaços
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar demerara [*usei raw, orgânico]
1 ovo caipira grande
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral [ *a receita original usa whole wheat pastry flour—eu coloquei 1 colher de sopa de maizena/amido de milho na xícara medidora e completei com a farinha de trigo integral—1/2 colher de sopa de amido para a outra 1/2 xícara de farinha]
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma redonda ou quadrada de 25 cm [10-inch] com manteiga. Reserve. Numa vasilha grande coloque o creme de leite, o açúcar e o ovo. Misture bem com um batedor de arame. Junte a farinha, o bicarbonatp de sódio e o sal e incorpore bem. Junte o ruibarbo em pedaços. Misture e despeje na forma untada. Polvilhe um pouco de açúcar mascavo ou demerara por cima. Leve ao forno até o centro do bolo estar cozido, uns 30-40 minutos. Remova do forno, deixe esfriar completamente e vire numa travessa.
bolo-rustico-ruibarbo_2S.jpg

4 comentários sobre “bolo rústico de ruibarbo”

  1. Olá!
    Parabéns pelo blog, é maravilhoso,uma verdadeira fonte de inspiração.
    Fiz a receita deste bolo,porém com algumas mudanças:diminui o açucar para 3/4 da xícara, coloquei abacaxi no lugar de ruibarbo e um toque de gengibre em pó.Posso dizer que ficou ótimo, um dos melhores bolos que já fiz,úmido e doce na medida certa.
    Obrigada receita e pela dica.
    R: obrigada por me contar sobre o bolo com o abacaxi, Beatriz! 🙂

  2. Olá,
    Descobri o ruibardo há pouco tempo através da publicação de receitas em blogues que sigo. Como não encontrei aqui em Portugal, pedi a um dos meus filhos que vive no UK para trazer agora quando veio de férias.
    Fiquei rendida. Adorei e já fiz ruibardo com tudo e tudo com ruibarbo.;) Amei esta sua receita e vou fazer. Depois conto.
    Beijinhos
    Maria

Deixe a sua pitada: