repolho recheado com arroz

repolho-recheado_1S.jpg
Pra mim repolho é repolho. Não importa se a receita é do Ottolenghi, da tia Carminha ou da cigana Esmeralda, repolho é sempre repolho. Não digo que esses pacotinhos de arroz ficaram ruins ou incomíveis. Muito pelo contrário. Ficaram bem gostosinhos. É só que pra mim repolho é apenas repolho. Recheado com qualquer gostosura, mesmo assim não passará de ser repolho. E repolho simplesmente não entra na lista das minhas comidas favoritas.
No lindíssimo livro Plenty do Yotam Ottolenghi, achei essa receita que me ajudou a gastar muitas folhas de um repolho. Um repolho orgânico, mas nem por isso menos [ou mais] repolho.
2 colheres de sopa de manteiga
45 gr de macarrão vermicelli
1 xícara de arroz basmati
1 1/2 xícara de água
1 repolho de tamanho médio
60 gr de pinoles tostados [*usei nozes]
150 gr de ricota
20 gr de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de hortelã fresco picado
4 colheres de sopa de salsinha picada
3 dentes de alho picado [*omiti]
200 ml de vinho branco seco
100 ml de caldo de legumes
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora a gosto
Numa panela pequena derreta a manteiga. Quebre o vermicelli em pedaços pequenos e coloque na panela, cozinhe mexendo por 2 minutos, cuidado para não deixar queimar. Quando o macarrão ficar levemente dourado, junte o arroz [lavado e escorrido] e mexa bem. Junte a água e uma pitada de sal. Deixe ferver, abaixe o fogo e tampe. Cozinhe até o arroz ficar sequinho, uns 15 minutos ou menos. Remova do fogo e reserve.
Remova as folhas do repolho e cozinhe uma por uma em bastante água fervendo, até as folhas ficarem bem macia. Escorra uma por uma e coloque num prato.
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Numa vasilha coloque os pinoles grosseiramente picados [usei nozes], a ricota, metade do parmesão ralado, as ervas, o alho [não usei], o sal e a pimenta e junte o arroz cozido com os vermicelli. Misture bem e recheie cada folha de repolho com uma quantidade generosa dessa mistura, fazendo pacotinhos.
Coloque os pacotinhos de repolho num refratário. Numa vasilha misture o vinho, o caldo de legumes, o açúcar, o azeite e sal e pimenta agosto. Bata bem com um batedor de arame e despeje sobre o repolho. Leve ao forno e asse por 40 minutos ou até quase todo o liquido se evapore. Polvilhe com o restante do parmesão e asse por mais 10 minutos. Remova do forno, deixe descansar por 5 minutos e sirva. Eu polvilhei mais parmesão fresco antes de servir.

8 comentários sobre “repolho recheado com arroz”

  1. Oi Fer,
    tô dando minha primeira olhada por aqui hoje e adorei,ñ sou nenhuma chef mas gosto de cozinhar p/ quem amo.Aqui no sul do Brasil temos uma receita muito parecida com essa,a diferença é q acrescenta-se carne moida e linguiça ao arroz,e o repolho é cozido inteiro depois desfolhado(isso dá muuito trabalho),ñ sei bem se é uma comida polonesa ou alemã,sei q se chama aluske,pronuncia aluxike,já ouviu falar?eu gosto bastante,vou experimentar essa sua variação,ok?
    bjos
    cintia
    R: oi cintia, bem-vinda! esses rolinhos com carne e arroz eu conheço por charuto. se fizer essa receita depois me conta! beijo

  2. Ué! mas chucrute não é feito com repolho??? Ah! entendi, vc separa o repolho e só come a salsicha, né? rsrsrs
    R: Izabel, o Chucrute com Salsicha é uma história com a minha mãe [link no menu da direita], não é bem um prato que eu curto. rsrsrs!

  3. Cara Fernanda,
    o meu antigo e-mail era o leopoldina.mota@terra.com.br cadastrado há mais de 4 anos no Chucrute, portanto solicito, caso seja do seu agrado, cadastrar o meu atual:
    motamarialeopoldina@gmail.com. há poucos dias postei uma mensagem e não foi aceita.
    grata
    Leo
    R: querida Leo, eu modero os comentarios, mas aprovo 99,9% de todos––menos os agressivos e de propaganda nada a ver, portanto o seu esta la eu ate respondi. um beijo!

  4. Oi Fer! Não gosta de repolho, por que não experimenta este recheio que me pareceu delicioso com folhas de radicchio? Há algum tempo fiz uma receita bem parecida com esta utilizando radicchio (as folhas externas e maiores) e ficou uma delícia. bom fim de semana!
    R: que ideia otima Pietra, vou querer testar, obrigada! bom finde pra voce tambem. 🙂

  5. Fer,
    Já reparou na pele dos russos?
    Repolho e beterraba é o que eles mais comem, devem fazer bem p/ cútis.
    Luiza
    R: hahaha, Luiza, acho que preciso me esforçar mais com a dieta do repolho! beijaoo :-*

  6. Hahaha, adorei o post Fer 🙂
    Eu por exemplo gosto muito de repolho, adoro repolho na salada, e curto demais ele roasted. Ja experimentou roasted cabbage Fer?
    Eu pico ele em pedacos grandes, tempero com sal, pimenta, olive oil, e dried oregano (ou Italian Herb Mix from Penzey’s spices).
    Roast at 400F, da uma mexida a cada 8 a 10 minutos. Nao demora muito p/ ficar pronto e fica tao gostoso!
    Eu sei, eh repolho, mas eh mais uma ideia p/ usa-lo ne?!
    Semana passada eu recebi um na cesta organica e nao sobrou nadinha p/ contar historia nessa semana, rs!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, sim, ja fiz roasted e também grelhado na churrasqueira. preparei ate um post com essa receita, que nunca foi publicada. :-/ salada é o que mais gostamos aqui, pelo menos o Uriel gosta! beijos 🙂

Deixe a sua pitada: