bolo de banana

bolo-banana-lau_2S.jpg

O dono dessa fabulosa receita é o meu amigo Lau, que não é somente um exímio cozinheiro, mas é também criativo e frugal. Pedi a receita assim que vi a foto do bolo dele—banana e farinha de rosca, que mistura auspiciosa! Numa interação agilíssima ele me mandou a receita e em duas piscadas o bolo estava pronto. Que delicia! Fiz duas adaptações minúsculas baseada nos ingredientes que eu tinha disponível e diminuí um pouco o açúcar. Troquei a banana prata pela banana da terra [a plantain] e usei bolachas integrais pra fazer na hora a farinha de rosca. A banana que usei para decorar foi a nanica.

4 bananas prata
[*usei 2 bananas da terra—plantain bem grandes]
1 xícara de óleo vegetal
3 ovos caipiras inteiros
2 xícaras de farinha de rosca
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Pré-aqueça o forno em 356ºF/ 180ºC. Unte uma forma retangular com manteiga e salpique com um pouco de farinha de rosca. Reserve. No processador ou liquidificador coloque as bananas, o óleo e os ovos e bata muito bem até formar um purê. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Por último coloque o fermento em pó. Coloque a mistura numa vasilha grande e junte a farinha de rosca mexendo bem com uma espátula ou colher de pau para incorporar. Coloque a massa na forma untada e decore com rodelas ou tiras de banana—usei 2 bananas nanicas, que era o que eu tinha. Polvilhe canela e açúcar por cima das bananas. Eu usei açúcar de maple, porque sou fancy, mas qualquer açúcar serve. Leve ao forno e asse até o bolo ficar bem dourado e firme no centro. Deixe esfriar e sirva. Achei que o bolo ficou mais gostoso ainda no dia seguinte. Como o Lau, eu usei o processador pra fazer a massa, porque é mais fácil. Moí as bolachas salgadas nele e depois preparei a massa. Foi super rápido e assim que acabou de acontecer o eclipse do sol no domingo à tarde, já tínhamos um bolo fresquinho para o nosso lanchinho.

bolo-banana-lau1S.jpg

10 comentários em “bolo de banana”

  1. Oi Fer,
    Fiz o bolo ontem pela manha e ficou uma delicia. Eu adicionei amendoas laminadas e nozes para experimentar. E tens razao: no dia seguinte e ainda mais delicioso. Obrigada! Beijo!
    R: yay! \o/ beijo.

  2. Oi Fer! Adoro seu blog, parabens! Tem um tempo ja que fico acompanhando. Sempre testo novas receitas de bolo banana, adorei essa! Vou fazer logo amanha! To no Brasil, entao vai ser com farinha de rosca mesmo:)
    R: Serena, obrigada! depois me conta. 🙂

  3. Fer,
    Acabei de fazer o bolo, mas substituí o açúcar branco pelo mascavo, e adicionei algumas gotas de essência de nozes. O aroma está tomando a casa! Nhammmm.
    Bjs.
    R: Ana, que delicia! bon appetit! beijo 🙂

  4. Meu olhinhos reviraram quando vi este bolo. Fiz hoje, ficou delicia. Obrigada por dividir, voce sempre traz essas receitas sem esquisitices, descomplicadas mesmo, e sao tao boas…
    R: que alegria ler isso, Vaninha! muito obrigada. :-*

  5. Hahahaha Fer!! Eh o q eu penso, jamais iria trazer farinha de rosca do Brasil!
    E eu sou igual a voce, sempre q preciso faco myself. Mais uma das mil razoes pelas quais eu adoooooro esse chucrute viu!
    Beijos!!
    Ana
    R: saber fazer adaptações né Ana? obrigada e beijao! 🙂

  6. Fer,
    Gostaria de saber como é o açucar de marple, se é
    parecido com nosso mascavo claro.
    Menina, preciso elogiar, mais uma vez, suas fotos
    -maravilhosas! O garfo (de madeira), junto ao pedaço do bolo, ficou demais.
    Aproveitando, só pra registrar que já fiz a “Kumquart Marmalade”. Por aqui, todos agradeceram sua receita.
    XXX
    Dalva
    R: Dalva, o açúcar de maple é bem parecido com o mascavo, só que é mais grosso e granulado. o sabor é mais pronunciado. obrigada por me contar da marmalade! e pelo elogio tambem! um beijo 🙂

  7. Eu tenho uma receita parecida de bolo de bananas com farinha de roscas. Mas a sua esta linda demais Fer!
    Posso perguntar quais bolachas voce usou??
    A receita q eu tenho eh feita com farinha de rosca brasileira, e eu nunca tentei fazer aqui pois umas colegas q fizeram disseram nao ficar igual (elas trazem inclusive a farinha de rosca do Brasil p/ fazer, hehe!).
    Adorei seu bolo, e sei q os meninos aqui irao gostar tbem pois sao super fas de bolo de banana.
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, usei um pacote inteiro de ryvita crispbread. pelomordedeus, trazer farinha de rosca do Brasil é demas! é apenas pão torrado moído! beijo

  8. “porque sou fancy”
    (desculpe, mas vou ter que usar essa sua frase de agora em diante, se voce tirou patente, eu topo pagar royalties!)
    🙂
    impagavel!
    e o bolo deu agua na boca… nao fazia ideia que plantains funcionariam

  9. Fer, este também é o “meu” bolo de banana, mas peguei trauma de colocar as rodelas de banana para enfeitar porque uma vez coloquei rodelas de banana prata em uma forma de alumínio com buraco no meio e a banana ficou roxa hahaha!

Deixe a sua pitada: