um banquete na era Tudor

Na sequência do documentário sobre a história da cozinha com a Lucy Worsley, assisti a essa outra realização de um grupo de arqueologistas e historiadores ingleses, que decidiram recriar um banquete da era Tudor. Eles fazem tudo numa cozinha da época, com ingredientes similares e usando as mesmas técnicas—desde trazer a água do corrego, até acender o fogo usando pedras, moer o açúcar, pescar, caçar, eteceterá. Cozinhar naquela época não era tarefa para os fracos. Na cozinha dos aristocratas abundava mão-de-obra, queimava-se muita madeira e algumas das mais simples tarefas poderiam levar muitos dias para serem concluídas. No final servia-se um banquete inigualável. Assista os quatro segmentos de 15 minutos cada para participar dessa excursão virtual pela cozinha laboriosa do século XV.

parte 1

parte 2

parte 3

parte 4

2 comentários sobre “um banquete na era Tudor”

  1. Fernanda, olá!
    Sensacional, este documentário! Estou lendo o livro: A Rainha que virou pizza do J.A. Dias Lopes, que traz várias crônicas da história da alimentação. Muitas passagens na idade média são relatadas do mesmo jeito mostrado pela BBC. Muito legal de ver, e não só imaginar…
    BTW, testei sua receita de broa de fubá, com o tradicional fubá moinho d’água, e ficou excelente. Valeu!
    Sedes,
    Rodrigo
    R: Rodrigo, gostei de saber sobre esse livro e que voce fez o bolo. abs! 🙂

  2. Oi Fer! Sou formada em História e AMO a história da intimidade e da vida privada. Obrigada por compartilhar essa preciosidade! Beijos!

Deixe a sua pitada: